14 de março de 2018

Marca de meio trilhão de reais é registrada pelo Impostômetro da ACSP nesta quarta às 20h40

Painel da Associação Comercial de São Paulo chega a R$ 500 bilhões seis dias antes do que em 2017, o que sinaliza aumento da arrecadação e reaquecimento da economia 

São Paulo, 14 de março de 2018. O Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) atinge nesta quarta-feira (14/3), às 20h40, a marca de R$ 500 bilhões pagos em impostos, taxas e contribuições pelos brasileiros desde o primeiro dia do ano. 

Em 2017, o montante foi registrado dia 20/3. “Essa antecipação verificada em 2018 decorre do reaquecimento da economia e também da elevação do consumo de produtos e serviços, já que o grosso do bolo tributário recai sobre esses itens”, analisa Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp). 

Burti também chama a atenção para segmentos que puxam a arrecadação, como a indústria automotiva, que tem crescido a taxas superiores às da economia como um todo. “Veículos são altamente tributados, e a produção aumentou bastante. Ainda que boa parte tenha sido destinada à exportação, que é isenta, grande parte dos veículos foi absorvida pelo mercado interno”. 
 


Mais informações:
Renato Santana de Jesus
Assessoria de Imprensa
rjesus@acsp.com.br
(11) 3180-3220 / plantão (11) 97497-0287 

Sobre a ACSPA Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 123 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.