11 de abril de 2018

Conheça a dinâmica dos diferentes tipos de eventos presenciais de networking, atividade fundamental para manter sua empresa atualizada

Logo cedo, em um café da manhã empresarial ou no fim da tarde, em um happy hour. Workshop, palestra, conferência ou até mesmo uma reunião para debater determinado assunto. Em uma mesa redonda ou no palco de um auditório.

Os eventos presenciais de networking acontecem em diferentes formatos e com dinâmicas de comunicação diferentes. Podem incluir uma apresentação formal da sua empresa para o público presente, passar por mesas redondas onde todos se conhecem e trocam informações e contatos, ou ainda incluir conversas individuais com outros empresários do setor com o intuito de aprofundar o contato para futuramente fechar novos negócios.

DÊ AS CARAS

Como foi abordado no post sobre a importância do networking, segundo uma pesquisa do Hubspot, os números abaixo mostram a relevância dos eventos presenciais de networking para as pequenas e médias empresas:

> 85% das pessoas dizem que reuniões e conferências presenciais permitem que elas criem relacionamentos comerciais mais significativos

> 49% das pessoas dizem que as reuniões de negócios em pessoa são preferidas, uma vez que possibilitam aprofundamento nos assuntos, o que leva a um pensamento estratégico mais complexo

> 95% das pessoas dizem que as reuniões presenciais são essenciais para construir relacionamentos comerciais de longo prazo

A importância do eventos presenciais de networking está comprovada. Basta você escolher o formato que mais te agrada. Ou melhor: experimente todas as opções e entenda o que pode absorver para o seu negócio em cada uma delas.

LEIA TAMBÉM: Saiba onde encontrar oportunidades para networking

CAFÉ DA MANHÃ EMPRESARIAL

O que poderia ser mais desarmante do que desfrutar a primeira refeição do dia  com possíveis novos contatos comerciais? Os eventos matutinos são bons para encontrar pessoas dispostas a compartilhar ideias e desenvolver relacionamentos mutuamente benéficos. Eles permitem conversas mais aprofundadas e uma boa apresentação cara a cara do seu negócio. Outra vantagem é que neste tipo de evento você pode ter o primeiro contato com novos fornecedores, clientes ou parceiros antes que eles sejam assediados com as outras ofertas que virão ao longo do dia.

EVENTOS DE HAPPY HOUR

Costumam oferecer as mesmas possibilidades de conexão que os cafés da manhã, mas acontecem em ambiente ainda mais informal. Em contra partida, você encontra os seus pares depois de um longo de dia de atividades, o que pode ser bom para a troca de informações e conhecimentos, em especial se o happy hour está atrelado a um evento paralelo de networking, como uma convenção, por exemplo, ou mesmo palestras e workshops.

RODADAS DE NEGÓCIOS

As mesas-redondas promovem trocas abertas e discussões que são muito úteis para quem busca novas idéias e soluções para problemas que afetam o seu negócio. É um ambiente fértil para dividir questão e compartilhar soluções ao redor de uma mesa com outros empresários, o que permite uma conversa ao mesmo tempo aprofundado e rica na variedade de opiniões. Rodadas de negócios também podem acontecer após palestras, workshops e convenções, assim como podem incluir uma apresentação formal da empresa de cada um dos empresários participantes.

FEIRAS, CONFERÊNCIAS E CONVENÇÕES

Como reúnem muitas pessoas que atuam em um mesmo setor, as feiras e convenções empresariais são ótima oportunidade para construir uma lista de novos contatos, participar de workshops e palestras, ouvir empresários renomados falando sobre problemas que você está enfrentando, dividir experiências em rodadas de negócios etc. As feiras de hoje costumam reunir todos os formatos e condições disponíveis para um networking efetivo. E caso você queira entrar pesado no mundo do networking, você pode alugar um estande para que sua empresa tenha um presença marcante em uma feira de negócios, como por exemplo, a Feira do Empreendedor, que acontece entre os dias 7 e 10 de abril, no no Pavilhão de Exposições do Anhembi, na zona norte de São Paulo.

  

Participe das RODADAS DE NEGÓCIOS promovidas pelas Distritais da ACSP. Nós te colocamos em contato com as pessoas certas.  

 


 

Quem somos

A Associação Comercial de São Paulo é uma instituição sem fins lucrativos que há mais de 100 anos se propõe a apoiar e promover as iniciativas empresariais e o empreendedorismo.

Trabalhamos em prol de empresas e empresários que almejam manter competitividade e sustentabilidade em um ambiente de negócios realizador que promove e engaja mudanças positivas. 

Nós atuamos em benefício de nossos associados em intermediações comerciais com parceiros para oferecer produtos, serviços e soluções com melhores condições e custos menores. 

VOCÊ CHEGA LÁ COM O NOSSO APOIO. Amplie suas chances de crescer fazendo parte de nossa comunidade. Associe-se