27 de março de 2018

O que é networking e como fazer? Ferramenta poderosa na geração de novos negócios, o networking não é opcional

Basicamente, fazer networking é a ação de buscar novos contatos profissionais, — e manter a comunicação ativa com contatos feitos anteriormente — que possam colaborar de alguma forma com o desenvolvimento do seu negócio. 

E assim como existem muitas formas de fazer networking, para que ele seja efetivo, é preciso que seja um exercício diário. É necessário manter sua base de contatos ativa e em conexão constante, o que pede dedicação.

Um bom caminho para começar é a partir de pessoas que você já conhece e são possíveis fontes de networking, como por exemplo, amigos de colegial e faculdade que atuam na mesma área, antigos chefes e colegas de trabalho, ou ainda amigos e membros da família.

>>> LEIA TAMBÉM: A importância do networking para os pequenos negócios

AS REGRAS DO JOGO

Como acontece com qualquer outra forma de interação social, seja ela real ou virtual, existem algumas regras que precisam ser seguidas para o bom networking:

A PRIMEIRA IMPRESSÃO

Seja em um encontro pessoal ou em uma conversa via telefone, e-mail ou redes sociais, a primeira impressão é a que fica. Esteja sempre pronto, alinhado e afiado.

ESPERE O MOMENTO CERTO

Não seja muito direto ao ponto. Antes de propor novos negócios, entenda primeiro com quem você está conversando, colete informações que possam ser úteis, e também conte sobre a forma que você atua.

VIA DE MÃO DUPLA

O networking é uma estrada de duas vias. Dê para receber.

VÁ PREPARADO

O discurso de apresentação da sua empresa precisa estar coeso, objetivo e atraente. Se prepare antes. O improviso não é o melhor caminho. E também faça um trabalho de pesquisa sobre as pessoas e empresas que irá conhecer.

PENSE LONGE

Tente expandir sua rede de contatos para fora do seu ramo de atuação. Novas ideias e oportunidades podem estar onde você menos espera.

TENHA PACIÊNCIA

Uma rede de networking efetiva precisa ser cultivada e leva tempo. Não vá achando que você sairá de um primeiro encontro com vários novos negócios debaixo do braço.

 

A ACSP te coloca em contato com os empreendedores certos na hora que você mais precisa. 

 


 

Quem somos

A Associação Comercial de São Paulo é uma instituição sem fins lucrativos que há mais de 100 anos se propõe a apoiar e promover as iniciativas empresariais e o empreendedorismo.

Trabalhamos em prol de empresas e empresários que almejam manter competitividade e sustentabilidade em um ambiente de negócios realizador que promove e engaja mudanças positivas. 

Nós atuamos em benefício de nossos associados em intermediações comerciais com parceiros para oferecer produtos, serviços e soluções com melhores condições e custos menores. 

VOCÊ CHEGA LÁ COM O NOSSO APOIO. Amplie suas chances de crescer fazendo parte de nossa comunidade. Associe-se