Como o comportamento do consumidor pode indicar propensão à inadimplência?

 

Pesquisas sobre o perfil do consumidor inadimplente já identificaram os três principais fatores que colaboram para a inadimplência dos consumidores. São eles:

> Consumidores muito jovens: Estão começando a lidar com finanças, logo não têm um histórico de crédito para ser checado e não estão familiarizados com a administração do próprio dinheiro.

> Consumidores que estão há pouco no emprego atual: Estar contratado há pouco tempo indica que a posição na empresa ainda não está consolidada, o que aumenta a chance de demissão.

> Consumidores de baixa renda e/ou ganhos incertos: A vulnerabilidade econômica das pessoas das classes D e E somada aos baixos níveis de educação financeira “facilitam” o endividamento.

Se basear apenas nestes 3 perfis de inadimplentes para autorizar ou não o parcelamento de compras ou o fornecimento de crédito, além de preconceituoso, é extremamente simplista e, portanto, perigoso para o seu negócios.

Existem outros métodos, que vão muito além do feeling ou do estereótipo formatado pelas pesquisas, para que você possa identificar qual a tendência do cliente em potencial se tornar um inadimplente.

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NÚMEROS DA INADIMPLÊNCIA NO BRASIL POR FAIXA ETÁRIA

- 46,81% das pessoas na faixa entre 25 e 39 anos — 8 milhões de consumidores

- 49,85% das pessoas entre 30 e 39 anos — 17 milhões de consumidores

- 46,86% das pessoas entre 40 e 49 anos — 12,9 milhões de consumidores

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O RANKING DOS CONSUMIDORES

Uma ferramenta bastante utilizada para a identificação de possíveis inadimplentes é o Score Crédito, uma das soluções oferecidas pelo SCPC.

O Score nada mais é do que um ranking dos consumidores. Com pontuação de crédito que vai de 0 a 1000 pontos, o Score Crédito informa a probabilidade de inadimplência de seus clientes, tanto na concessão quanto na manutenção do crédito. Baseado no comportamento de compra do consumidor, quanto mais próxima de 1000 for a pontuação, menor é a chance de inadimplência deste cliente.

Se a pontuação não passa dos 300 pontos, o risco de descumprimento dos pagamentos é alto. Entre 300 e 700 pontos, esse risco passa a ser médio. E quem soma pontuação acima de 700 pontos é considerado um bom pagador.

É possível avaliar e prever o comportamento do consumidor consultado a partir do perfil de determinado grupo em que ele esteja inserido, de acordo com o resultado do Score.

Com o Score Crédito do SCPC, você conhece o histórico de pagamento de prospects e clientes, identifica de forma rápida e segura os consumidores que apresentam menor risco de crédito e faz uma avaliação completa que inclui o comportamento de pagamento do consumidor, o que te possibilita adequar o número de parcelas, a taxa de juros e os prazos ao risco de cada negócio.

CONHEÇA OS SCORES DE CRÉDITO PF DA BOA VISTA:

Score Crédito 6 e 12 meses: ideal para apoiar com inteligência as decisões de concessão de crédito com prazo de 6 e 12 meses.

Score Crédito Cartões: especialmente elaborado para atender aos clientes que emitem Cartões de Crédito e Cartões Private Label.

Score Crédito Imobiliário: sob medida para análises de concessão de crédito.



CONTAS DIVERSAS SÃO AS QUE MAIS PESAM

Segundo pesquisa online semestral realizada pela Boa Vista SCPC para identificar o Perfil do Consumidor Inadimplente, são as contas diversas que estão impossibilitando o consumidor de manter o fluxo de caixa organizado e o “nome limpo”.

Dos quase 4 mil respondentes de todo o Brasil, na pesquisa que fecha o ano de 2017, 23% afirmaram que manter em dia o pagamento de contas diversas tem sido o mais complicado. No 1º semestre, 25% tinham esta percepção, o que representa uma ligeira queda de dois pontos percentuais.

VEJA QUAIS CONTAS DIVERSAS MAIS PESARAM NO BOLSO DO CONSUMIDOR:

1. Educação: passou de 31% no 1º semestre para 35% neste 2º semestre

2. Despesas com saúde (convênio médico e medicamentos): 18%

3. Compra de aparelho celular/smartphone: 18%

4. Tarifas como IPTU, IPVA e condomínio: 17%

5. Despesas com alimentação: 15%

6. Vestuário/calçados: 15%

7. Empréstimo pessoal/consignado: 14%

8. Móveis e eletrodomésticos: 14%

9. Contas de concessionárias: 10%

SOBRE O MOTIVO QUE GEROU A INADIPLÊNCIA:

- Desemprego: 38%

- Diminuição da renda: 19%

- Descontrole financeiro: 17%

SOBRE O MODO DE AQUISIÇÃO DA DÍVIDA:

- Boleto bancário: 28%

- Cartão de crédito: 24%

 

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Por ACSP