São Paulo, 25 de março de 2024 - Na segunda-feira (25), a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo (SMADS) e o Sindicato Empresarial do Comércio Atacadista de Material de Construção, Material Elétrico e Energia Elétrica no Estado de São Paulo (SINCOMACO), lançou o Qualifica Já, programa voltado para o resgate da dignidade humana das pessoas em situação de vulnerabilidade social por meio da oferta gratuita de qualificação profissional no ramo da construção civil.
O evento de assinatura do programa, realizado na Bela Vista, em São Paulo, contou com a presença de Roberto Mateus Ordine e Claudio Conz, respectivamente presidentes da ACSP e SINCOMACO, do secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Carlos Bezerra Jr., e demais autoridades.
Em seu discurso, o presidente da ACSP destacou a importância da ação para São Paulo. “Em primeiro lugar, quero agradecer pela oportunidade de estar aqui. Esse programa é um marco para a cidade, e que cada um de vocês tenha uma oportunidade nova”, afirmou Ordine. “Além disso, temos presidentes da indústria da construção civil que já se colocaram à disposição para, depois deste curso, levar vocês para trabalhar no segmento”.
Na solenidade, foi realizada a aula inaugural da disciplina de Pintura Básica para uma turma composta de 20 alunos. O grupo, formado por 10 homens e 10 mulheres, atendidos pela Rede Socioassistencial do município de São Paulo, passará por uma formação profissional com duração de 10 dias.
Ao todo, serão 100 horas de curso, sendo 20 horas voltadas ao ensinamento teórico e 80 horas de aulas práticas no Centro de Acolhida Especial para Idosos Morada São João, equipamento público localizado na Rua Barão de Campinas, Campos Elíseos. No local, serão restaurados 52 quartos, beneficiando 210 moradores.
Durante a cerimônia de abertura, o presidente do SINCOMACO destacou a experiência da entidade no trabalho de capacitação de mão de obra. “Vocês estão se juntando a uma entidade com grande expertise em qualificação e formação. Só na área de pintura, nós já treinamos mais de 40 mil pessoas”, disse Conz. “Eu tenho certeza que, além de se orgulhar do curso que vão fazer, vocês têm uma oportunidade enorme de se inserir na sociedade, prestando um grande trabalho e fazendo uma recuperação de renda muito importante”.
Carlos Bezerra Jr. agradeceu às entidades pela participação no projeto. “Eu estava pensando em algumas palavras e a primeira é gratidão, gratidão pelas organizações que se unem conosco para enfrentar um desafio, sendo o desafio das pessoas que vivem em situação de rua”. Queria agradecer a Associação Comercial de São Paulo, que não é parceira nossa apenas nesse projeto. Esse é o primeiro que a gente faz com o SINCOMACO, mas a gente vem por essa grande ponte que a Associação Comercial proporciona por conta da sua visão socialmente responsável, que o centro da cidade é de todos nós”.
No projeto, a ACSP é encarregada pelos custos financeiros do programa, enquanto a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social é a responsável por selecionar os alunos em situação de vulnerabilidade social e pela definição do local das aulas práticas. Já o SINCOMACO fornece toda grade curricular e os materiais necessários para o curso, além de disponibilizar os instrutores/profissionais responsáveis por ministrar as aulas práticas e teóricas.
Veja as fotos: flic.kr/s/aHBqjBiM37
Por ACSP