Temas em Análise

Temas em Análise 278: Coronavírus Provoca Nova Deflação em Maio

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) aprofundou a queda em maio, que alcançou a 0,38%, abaixo das expectativas de mercado, configurando o segundo mês consecutivo de deflação. Em 12 meses, houve forte desaceleração para 1,88% (ver tabela abaixo), levando o resultado anual mais abaixo ainda do limite inferior da meta de inflação perseguida pelo Banco Central (2,5%).

Leia mais...

Temas em Análise 277: Indústria Sofre Nova Queda Histórica em Abril, Afetada pelo Maior Tempo de Isolamento Social

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em abril, a atividade industrial apresentou queda histórica de 27,2%, em relação ao mesmo mês de 2019, superando as expectativas de retração projetadas pelos analistas de mercado. No contraste com março, livre de efeitos sazonais, foi registrada a maior contração desde o começo da série (2002), que alcançou a 18,8%, enquanto, em 12 meses, a produção diminuiu em 2,9%.

Leia mais...

Temas em Análise 276: PIB do Primeiro Trimestre Cai 1,5%, Refletindo Primeiros Efeitos da Pandemia do Novo Coronavírus

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Produto Interno Bruto (PIB) caiu 1,5% durante o primeiro trimestre do ano, em relação aos últimos três meses do ano passado, livre de efeitos sazonais. O resultado veio um pouco melhor do que esperava o mercado, porém reflete a intensidade dos efeitos negativos da pandemia do coronavírus e do isolamento social sobre a atividade econômica, que passou a ser aplicado a partir da segunda quinzena de março. Em relação ao mesmo trimestre de 2019, a contração foi menor, alcançando 0,3%, e interrompendo a lenta retomada do PIB (ver gráfico abaixo).

Leia mais...

Temas em Análise 275: Varejo tem Contração em Março, Refletindo Primeiros Impactos do Novo Coronavírus

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o volume de vendas do varejo restrito (que não inclui veículos e material de construção) mostrou contração de 1,2% sobre o mesmo mês de 2019 (ver tabela abaixo), menos intensa do que a esperada pelo mercado. No varejo ampliado (que inclui todos os segmentos) a queda chegou a 6,3%, a maior da série. Em relação à fevereiro, livre de influências sazonais, as retrações também foram bastante intensas (2,5% e 13,7%, respectivamente). Em 12 meses, contudo, os dados de março se diluem, e, por isso, ainda se observaram altas para ambos tipos de varejo (2,1% e 3,3%, respectivamente).

Leia mais...

Temas em Análise 274: Serviços tem Recorde de Baixa em Março, com Início da Pandemia

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) acaba de divulgar o desempenho dos serviços em março, cujo volume transacionado apresentou recuo de 2,7%, sobre o mesmo mês de 2019. Vale destacar que, em relação a fevereiro, houve queda recorde de 6,9%. No acumulado de 12 meses, o crescimento se manteve estável em 0,7%, refletindo, porém, em quase sua totalidade o desempenho anterior ao período de isolamento social.

Leia mais...

Temas em Análise 273: Pandemia Provoca Queda dos Preços em Abril, Levando Resultado Anual Abaixo do Limite Inferior da Meta de Inflação

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em abril, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) apresentou queda de 0,31%, em relação ao mês anterior, superando a deflação esperada pelo mercado. Desse modo, a inflação anual (12 meses) mostrou desaceleração mais intensa que a observada em março, alcançando a 2,4% (ver tabela abaixo), abaixo do limite inferior da meta de inflação anual perseguida pelo Banco Central (2,5%).

Leia mais...