Temas em Análise

Temas em Análise 218: Varejo segue em Marcha Lenta em Fevereiro

De acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em fevereiro, o volume de vendas do varejo restrito (que não inclui veículos e material de construção) aumentou 3,9%, frente ao mesmo mês de 2018 (ver tabela abaixo). No caso do varejo ampliado, que inclui veículos e material de construção, houve crescimento de 7,7%, na mesma base de comparação. Esses resultados foram fortemente influenciados pelo fato de se contar com dois dias úteis adicionais, em decorrência do Carnaval ter sido em março. Em 12 meses, ambos tipos de vendas do varejo aumentaram levemente em relação à leitura anterior (2,3% e 4,9%, respectivamente).

Leia mais...

Temas em Análise 217: Produção Industrial segue em Lenta Recuperação

Segundo a Pesquisa Mensal da Indústria (PMI) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em fevereiro, a produção industrial cresceu 2,0%, na comparação com o mesmo mês do ano passado (ver tabela abaixo). Esse resultado pode ser avaliado como modesto, considerando-se que em 2019 o mês contou com dois dias úteis adicionais, pelo fato de o Carnaval ter sido realizado em março. A fraqueza da recuperação do setor também pode ser apreciada no resultado acumulado em 12 meses, cuja expansão repetiu a leitura anterior (0,5%).

Leia mais...

Temas em Análise 216: Em Janeiro Serviços Crescem, mantendo Trajetória Ascendente

Em janeiro, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o volume de serviços prestados apresentou alta de 2,1%, em relação ao mesmo mês do ano passado (ver tabela abaixo). Em termos anuais (acumulado em 12 meses), o setor manteve a trajetória ascendente, crescendo 0,3%, configurando o melhor desempenho desde abril de 2015.

Leia mais...

Temas em Análise 214: Atividade Industrial começa o Ano em Queda

No primeiro mês do ano, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a atividade industrial mostrou queda de 2,6%, em relação ao mesmo mês de 2018, ficando abaixo das expectativas de mercado (ver tabela abaixo). No acumulado em 12 meses, a produção do setor continuou crescendo (0,5%), porém mantendo a tendência de desaceleração iniciada no segundo semestre do ano passado.

Leia mais...

Temas em Análise 213: Inflação de Fevereiro avança, porém, continua sob controle

Em fevereiro, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), alcançou 0,43%, superando as expectativas de mercado. Com isso, o resultado anual (variação acumulada em 12 meses) acelerou para 3,89% (ver tabela), porém, ainda se mantendo abaixo da meta perseguida pelo Banco Central (4,25%). As maiores contribuições vieram principalmente do grupo alimentação, além do segmento educação.

Leia mais...