ACSP
ACSP

Temas em Análise 268: Indústria tem Desempenho Melhor do que o Esperado em Fevereiro, porém já Apresentando Impactos do Coronavírus

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em fevereiro, no comparativo anual, a atividade industrial mostrou contração de 0,4% (ante expectativa de retração de 2,5%). No acumulado dos últimos 12 meses, também houve queda (-1,2%), embora ligeiramente maior do que a observada na leitura anterior. Esses resultados se explicam tanto pela existência de dois dias úteis a menos em relação ao mesmo mês de 2019, devido ao Carnaval, como pela baixa demanda interna e externa. Também foram sentidos os primeiros efeitos negativos do coronavírus, que reduziram a oferta de componentes importados da China.

Temas em Análise 267: Varejo tem Desempenho Fraco no Começo do Ano, mesmo sem ainda ser Afetado pelo Coronavírus

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as vendas do varejo restrito (que não inclui veículos e material de construção) cresceram apenas 1,3%, frente ao mesmo mês de 2019 (ver tabela abaixo), enquanto no ampliado (que inclui todos os segmentos) o aumento foi de 3,5%. Em 12 meses, houve alta de 1,8% e 3,9%, respectivamente, mantendo o ritmo lento do final do ano passado.

Temas em Análise 266: Inflação Acelera em Fevereiro, mas se Aproxima da Meta Anual

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) teve alta em fevereiro de 0,25%, acelerando em relação à alta registrada em janeiro, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ainda assim, foi a menor inflação para o mês nos últimos 20 anos, fazendo o resultado anual (12 meses) recuar para 4,01% (ver tabela abaixo), nível praticamente coincidente com a meta perseguida pelo Banco Central (4,0%). O principal responsável pela aceleração mensal foi o segmento educação, devido ao reajuste das mensalidades, tradicional no começo do ano. Por sua vez, o novo recuo dos preços da carne contribuiu para atenuar o aumento de preços do grupo alimentação e bebidas (IPCA AL.), um dos itens mais importantes da cesta básica.

Temas em Análise 264: PIB Cresce 1,1% em 2019, marcando Terceiro Ano seguido de Baixa Expansão da Atividade Econômica

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 0,5%, durante o quarto trimestre do ano, em relação ao terceiro, livre de efeitos sazonais, em linha com as expectativas de mercado, que já esperavam desaceleração nos últimos três meses do ano passado. Durante 2019 o aumento foi de 1,1%, abaixo dos resultados de 2017 e 2018 (1,3% em ambos casos – ver gráfico abaixo).