ACSP
ACSP

Temas em Análise 226: Indústria Continua "Perdendo Fôlego" em Abril

Segundo a Pesquisa Mensal da Indústria (PMI) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em abril, a produção industrial voltou a apresentar queda em relação a igual mês do ano passado (-3,9%), apesar de não ter havido diferença de dias úteis(ver tabela abaixo), surpreendendo negativamente os analistas de mercado, e confirmando a perda de vigor da recuperação do setor. O quadro de desaceleração fica mais evidente no acumulado em 12 meses, cuja contração foi bastante mais intensa (-1,1%) do que aquela registrada em março (-0,1%).

Temas em Análise 225: PIB do Primeiro Trimestre Cai Dentro do Esperado

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Produto Interno Bruto (PIB) apresentou queda de 0,2%, durante o primeiro trimestre do ano, em comparação com os últimos três meses de 2018, livre de efeitos sazonais. Foi a primeira contração desde 2016, porém não surpreendeu o mercado, dada a fraqueza dos indicadores divulgados até março. Houve crescimento, porém, em relação ao período janeiro-março do ano passado (0,5%) e no acumulado dos quatro trimestres (0,9% - ver gráfico abaixo), embora menos intenso, sugerindo perda de fôlego da recuperação da atividade econômica, que, no último caso se iniciou a partir do 4º trimestre de 2018.

Temas em Análise 224: Setor Serviços Decepciona em Março, e Aumenta a chance de uma Queda na Atividade Econômica no Primeiro Trimestre

De acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em março, o volume de serviços prestados apresentou retração de 2,3%, na comparação com o mesmo mês de 2018 (ver tabela abaixo), abaixo das expectativas de mercado. Pesou a existência de dois dias úteis a menos, devido ao feriado do Carnaval, porém, também foram registradas quedas em termos mensais (0,7%) e trimestrais (0,6%), o que indicaria perda de dinamismo na recuperação do setor, apesar da leve desaceleração de seu crescimento em 12 meses, que passou de 0,7%, em fevereiro, para 0,6%.

Temas em Análise 223: Inflação Desacelera em Abril, mas fica mais Longe da Meta em Termos Anuais

Em abril, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) desacelerou para 0,57%, frente à alta registrada em março (0,75%), abaixo das expectativas de mercado. Os principais impactos no mês vieram da elevação dos preços dos alimentos, combustíveis e remédios, que tiveram reajuste anual. Contudo, em 12 meses, a inflação passou de 4,58% para 4,94% (ver tabela abaixo), distanciando-se ainda mais da meta anual perseguida pelo Banco Central (4,25%).

Temas em Análise 222: Varejo Surpreende Negativamente em Março

Segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em março, o volume de vendas do varejo restrito (que não inclui veículos e material de construção) caiu 4,5%, frente ao mesmo mês de 2018 (ver tabela abaixo), surpreendendo negativamente os analistas de mercado. No caso do varejo ampliado, que inclui veículos e material de construção, a contração alcançou a 3,4%, na mesma base de comparação. Esses resultados foram fortemente influenciados pelo fato de se contar com dois dias úteis a menos, em decorrência do Carnaval ter sido em março.

Temas em Análise 220: Serviços Crescem Mais Intensamente em Fevereiro

De acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o volume de serviços prestados mostrou aumento de 3,8% sobre o mesmo mês de 2018 (ver tabela abaixo), explicado em grande parte pelo mês ter contado com 2 dias úteis adicionais, devido ao Carnaval ter sido realizado em março neste ano. Contudo, no resultado acumulado em 12 meses, que reflete melhor a evolução, sem influência de qualquer sazonalidade ou “efeito calendário”, tal como o anterior, houve crescimento mais intenso (0,7%) em relação a janeiro (0,3%).