ACSP
ACSP

Temas em Análise 205: Em Dezembro, Inflação surpreende com Pequena Alta

A inflação “oficial” medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apresentou, em dezembro, alta de 0,15%, a mais baixa para o mês desde 1994. Essa variação fez o resultado anual cair para 3,75% (ver tabela), abaixo da meta anual perseguida pelo Banco Central (4,5%). As principais influências baixistas vieram dos combustíveis, devido à diminuição do preço da gasolina na refinaria, e da energia elétrica, decorrente da mudança na bandeira tarifária. Mas alimentos, vestuário e saúde pressionaram o IPCA para cima.

Temas em Análise 202: Varejo volta a registrar vendas abaixo do esperado

Em outubro, as vendas do varejo restrito (que não considera veículos e material de construção) voltaram a frustrar as expectativas do mercado, apesar de ter contado com um dia útil a mais, crescendo apenas 1,9% sobre o mesmo mês de 2017 (ver tabela abaixo), segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O varejo ampliado também voltou a decepcionar, embora tenha apresentado alta mais intensa, na mesma base de comparação (6,2%). Os resultados acumulados em 12 meses mostraram nova desaceleração (2,7% e 5,7%, respectivamente) em relação à leitura anterior.

Temas em Análise 201: Queda dos Preços, em Novembro, deixa Inflação Abaixo da Meta

Surpreendendo o mercado, a inflação “oficial”, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apresentou queda de 0,21%, a mais baixa para o mês desde 1994. Essa deflação fez o resultado anual (variação acumulada em 12 meses) recuar para 4,05%, (ver tabela) abaixo da meta anual perseguida pelo Banco Central (4,5%). As principais influências baixistas vieram dos combustíveis, devido à diminuição do preço da gasolina na refinaria, e da energia elétrica, decorrente da mudança na bandeira tarifária.

Temas em Análise 200: Indústria cresce abaixo do esperado em Outubro

De acordo com o IBGE, em outubro, a atividade industrial apresentou alta de 1,1%, em relação ao mesmo mês de 2017, ficando abaixo das expectativas de mercado (ver tabela abaixo), apesar de contar com um dia útil adicional no presente ano. No acumulado em 12 meses a produção do setor seguiu se expandindo (2,3%), porém em menor proporção do que a observado em setembro.