ACSP
ACSP

Temas em Análise 324: Atividade Industrial Inicia 2023 com Leve Aumento Anual

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em janeiro, a produção industrial exibiu queda de 0,3%, em relação a dezembro, superando a contração esperada pelo mercado. Contudo, na comparação com o mesmo mês do ano passado, registrou alta de 0,3%, enquanto no acumulado em 12 meses apresentou retração de 0,2% (ver tabela abaixo), menos intensa que a observada nas leituras anteriores.

Temas em Análise 323: Inflação Acelera em Fevereiro, mas Perde Força em Termos Anuais

Segundo, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – a inflação oficial, em fevereiro, apresentou alta de 0,84%, ante 0,53% no mês anterior, surpreendendo os analistas de mercado. Apesar de acelerar em relação a janeiro, em termos anuais (resultado acumulado em 12 meses), o IPCA desacelerou para 5,60% (ver tabela abaixo), nível bem acima do limite máximo anual permitido (4,75%).

Temas em Análise 322: PIB cresce 2,9% em 2022, mas desacelera no Quarto Trimestre

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Produto Interno Bruto (PIB) aumentou 2,9% em 2022 (Gráfico 1), em linha com a expansão projetada pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paulo (IEGV/ACSP), que alcançou a 2,8%. Contudo, houve forte desaceleração da atividade econômica nos últimos três meses do ano passado, com crescimento anual que passou de 3,6% para 1,9%, e quase estagnação em relação ao terceiro trimestre, após ajuste sazonal (-0,2%).

Temas em Análise 320: PIB do Segundo Trimestre surpreende Positivamente, mas a Tendência é de Desaceleração até o Fim do Ano

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Produto Interno Bruto (PIB) aumentou 1,2% durante o segundo trimestre do ano, em relação aos três meses anteriores, livre de efeitos sazonais. Nessa mesma base de comparação, trata-se do quarto aumento consecutivo, cuja intensidade tem aumentado desde o terceiro trimestre do ano passado.

Temas em Análise 319: Varejo decepciona em Junho, mas poderá mostrar Recuperação a partir do Último Trimestre

Os volumes de vendas do varejo restrito (que não incluem veículos e material de construção) e do ampliado (que consideram todos os segmentos) apresentaram, em junho, quedas de 0,3% e 3,1%, respectivamente, em relação a igual mês de 2021, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (ver tabela abaixo). No acumulado em 12 meses, os volumes comercializados também diminuíram em 0,9% e 0,8%, respectivamente, mostrando piora em relação à leitura anterior.

Temas em Análise 318: varejo Surpreende em Março, mas continua mostrando tendência de desaceleração

Os volumes de vendas do varejo restrito (que não incluem veículos e material de construção) e do ampliado (que consideram todos os segmentos) mostraram, em março, crescimentos de 4,0% e 4,5%, respectivamente, em relação a igual mês de 2021, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (ver tabela abaixo). No acumulado em 12 meses, os volumes comercializados também aumentaram em 1,9% e 4,4%, respectivamente, mantendo estabilidade em relação à leitura anterior.