ACSP
ACSP

Temas em Análise 310: IPCA Desacelera em Junho, mas se Afasta ainda mais da Meta Anual

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – a inflação oficial, em junho, apresentou alta de 0,53%, ante 0,83% anotado no mês anterior, abaixo do que esperavam os analistas de mercado. Apesar dessa desaceleração, no acumulado em 12 meses, o IPCA avançou para 8,35% (ver tabela abaixo), ficando cada vez mais longe do limite máximo anual permitido (5,25%).

Temas em Análise 309: Varejo Continua Mostrando Retomada em Maio

As vendas do varejo restrito (que não incluem veículos e material de construção) e do ampliado (que consideram todos os segmentos) mostraram aumentos de 16,0% e 26,2%, sobre o mesmo mês de 2020, respectivamente, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (ver Gráfico 1 e tabela na página seguinte). No acumulado em 12 meses, também houve altas de 5,4% e 6,8%, respectivamente, superiores às registradas em abril.

Temas em Análise 308: Indústria continua mostrando Recuperação em Maio

Em maio, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção industrial apresentou alta de 1,4%, em relação a abril, livre de efeitos sazonais, abaixo das expectativas de mercado, enquanto, em 12 meses, o crescimento alcançou a 4,9% (ver tabela na página seguinte), acelerando frente à leitura anterior. Na comparação com o mesmo mês de 2020, houve forte elevação de 24,0%, embora menos intensa que a observada em abril.

Temas em Análise 307: Varejo também surpreende em Março, apesar do Recrudescimento da Pandemia

Em março, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as vendas do varejo restrito (que não incluem veículos e material de construção) e do ampliado (que consideram todos os segmentos) registraram altas de 2,4% e 10,1%, sobre o mesmo mês de 2020, respectivamente (ver tabela na página seguinte). No varejo restrito, houve reversão da tendência de contração, registrada a partir de janeiro, tal como mostra o Gráfico 1. No acumulado em 12 meses, houve alta de 0,7%, no primeiro caso, e queda de 1,1%, no segundo, resultados mais favoráveis em relação aos observados na leitura anterior.

Temas em Análise 306: Indústria Surpreende em Março, Sinalizando Retomada

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em março, a produção industrial recuou 2,4%, em relação a fevereiro, livre de efeitos sazonais, superando as expectativas de mercado. Em relação ao primeiro trimestre de 2020, a atividade do setor se expandiu em 4,4%, enquanto, no acumulado em 12 meses, registrou queda de 3,2% (ver tabela na página seguinte), menos intensa que a observada na leitura anterior. No contraste com o mesmo mês do ano passado, que ainda poderia ser o indicador de tendência mais adequado, houve forte alta de 10,5% (ver gráfico abaixo), também acima do que era esperado.

Temas em Análise 305: Varejo Intensifica Contração em Fevereiro, porém com Perspectiva de Retomada a partir do Segundo Trimestre

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em fevereiro, as vendas do varejo restrito (que não incluem veículos e material de construção) e do ampliado (que consideram todos os segmentos) mostraram recuos de 3,8% e 1,9%, respectivamente, em relação ao mesmo mês do ano passado (ver tabela na página seguinte). No varejo restrito, houve intensificação da contração, tal como se visualiza no gráfico abaixo. No acumulado em 12 meses, houve alta de 0,4%, no primeiro caso e queda de 2,3%, no segundo, resultados que representam piora em relação à leitura anterior.

Temas em Análise 304: Inflação Oficial de Março Ultrapassa o "Teto" da Meta Anual

Em março, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) mostrou elevação de 0,93%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ante 0,86%, registrado no mês anterior, abaixo das expectativas de mercado, porém, forte o suficiente para levar a variação anual (em 12 meses) a alcançar 6,1% (ver tabela na página seguinte). Esse resultado ultrapassa com “folga” não somente a meta anual perseguida pelo Banco Central (3,75%), como também seu limite máximo permitido (5,25%), o que não ocorria desde novembro de 2016.