ACSP
ACSP

Temas em Análise 242: Serviços Crescem em Julho por "Efeito Calendário"

Em julho, o volume total de serviços prestados apresentou alta de 1,8%, sobre o mesmo mês do ano passado (ver tabela abaixo), segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O segmento de transportes, que é o mais importante da amostra utilizada pela PMS, foi o único dos cinco considerados que mostrou queda, mantendo-se a mesma base de comparação. No acumulado de 12 meses, houve aumento de 0,9%, levemente superior à leitura anterior (0,7%).

Temas em Análise 241: Vendas do Varejo Crescem Acima do Esperado em Julho

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o volume de vendas do varejo restrito (que não inclui veículos e material de construção), em julho, cresceu 4,3%, em relação ao mesmo mês do ano passado (ver tabela abaixo), superando as expectativas de mercado. No caso do varejo ampliado (que inclui todos os segmentos), a alta foi mais expressiva, alcançando a 7,6%. No acumulado de 12 meses, o crescimento das vendas chegou a 1,6% e 4,1%, respectivamente, ganhando ritmo sobre as leituras anteriores.

Temas em Análise 240: Inflação Anual segue Abaixo da Meta em Agosto

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apresentou, em agosto, alta de 0,11%, desacelerando em relação a julho. O IPCA anual (acumulado em 12 meses), contudo, acelerou levemente para 3,43% (ver tabela abaixo), devido à queda de preços (deflação) registrada no mesmo mês do ano anterior, porém mantendo-se ainda bem abaixo da meta de inflação anual (4,25%).

Temas em Análise 238: PIB do Segundo Trimestre Cresce acima das Expectativas

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 0,4%, durante o segundo trimestre do ano, em relação aos primeiros três meses do ano, livre de efeitos sazonais, surpreendendo as expectativas de mercado. Em relação ao mesmo período do ano passado, se registrou expansão de 1,0%, enquanto durante o primeiro semestre esta foi de 0,7%. No acumulado dos últimos quatro trimestres também houve crescimento de 1,0%, mantendo desempenho praticamente estável desde os últimos quatro meses de 2018 (ver gráfico abaixo).

Temas em Análise 237: Serviços seguem mostrando Fraco Desempenho em Junho

De acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em junho, o volume de serviços prestados caiu 3,6%, no contraste com o mesmo mês do ano passado (ver tabela abaixo). Três das cinco atividades consideradas na pesquisa apresentaram queda nessa mesma base de comparação, com maior influência dos transportes. Em 12 meses, houve crescimento de 0,7%, inferior ao anotado na leitura anterior (1,1%).

Temas em Análise 236: Inflação Anual continua Desacelerando em Julho

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apresentou alta de 0,19%, abaixo do esperado, além de ser a menor para o mês em cinco anos. Com isso, o IPCA anual (acumulada em 12 meses) desacelerou para 3,22% (ver tabela abaixo), nível ainda mais abaixo da meta oficial (4,25%) que o observado na leitura anterior.