"Pesquisa do Cenário Empresarial 2026" da ACSP mapeará prioridades para orientar ações nas regiões da capital
A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em conjunto com as suas 15 sedes Distritais, além do Escritório de Serviço West Plaza, apresenta a “Pesquisa do Cenário Empresarial 2026”. O levantamento, que ocorrerá entre 30 de janeiro a 10 de março deste ano, é voltado aos empreendedores, associados ou não da entidade, para identificar quais são as principais demandas e problemas de cada região atendida pelas Distritais da ACSP, transformando as percepções e os dados coletados em insumos práticos para decisões e ações ao longo do ano.
O empreendedor interessado em participar da pesquisa pode acessar o formulário no link:
Acessar formulário da pesquisa
A pesquisa nasce a partir do acompanhamento das necessidades regionais ao longo do ano passado, com o compromisso de construir um diagnóstico consistente baseado nas principais necessidades e expectativas do empreendedor e do comércio local para 2026, reforçando o papel da ACSP como intermediário das demandas do empresariado aos governantes para aprimorar serviços e fomentar iniciativas que estimulem a livre-iniciativa e os negócios, fortalecendo o ambiente empresarial da capital paulista.
Não dá para melhorar o ambiente de negócios sem entender, com clareza, o que está travando os empreendedores em cada região e o que precisa ser melhorado. Com a pesquisa, vamos transformar percepção em prioridade e organizar uma agenda objetiva para 2026, trabalhando em conjunto com as Distritais e o poder público
Formada por dez questões, o propósito da pesquisa é identificar a priorização real do empreendedor. Na pergunta sobre as principais demandas da região, por exemplo, o participante poderá selecionar mais de um tema e ordenar o que é mais urgente para ele dentre as opções: “Segurança Pública”; “Infraestrutura Urbana (calçadas, iluminação, pavimentação, drenagem)”; “Mobilidade e Transporte”; “Apoio ao Comércio Local”; e “Limpeza urbana / zeladoria”.
O levantamento começa identificando o ramo de atividade e a Distrital do participante. Em seguida, aborda temas do cotidiano do empreendedor, como segurança pública, infraestrutura urbana, mobilidade e transporte, apoio ao comércio local e zeladoria. São apresentados tópicos como impacto de ciclofaixas no acesso ao estabelecimento, preparo para a Reforma Tributária, contratação e qualidade da mão de obra, avaliação de serviços de concessionárias (água, energia, internet e poda de árvore), percepção sobre o crescimento do empreendedorismo na região, efeitos da Copa do Mundo e das eleições nos negócios neste ano, além do acesso ao crédito. Com esses insumos, a ACSP terá acesso não só ao que importa, mas ao que é prioridade para melhorar o ambiente de negócios e na interlocução entre empresário e poder público.
Com os resultados consolidados, serão elaborados planos de trabalho baseados nos dados levantados, com ações planejadas ao longo de 2026 e alinhadas às demandas específicas de cada região das Distritais. A proposta é transformar o diagnóstico em ação, fortalecendo o ecossistema empresarial de cada região por meio de iniciativas direcionadas e mensuráveis ao longo deste ano.