Publicações - ACSP em ação

BALANÇO DE VENDAS REGISTRA QUEDA EM JANEIRO

Com medidas que impactaram negativamente no caixa dos comerciantes, o mês de janeiro teve queda nos negócios, segundo o Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), baseado nos dados fornecidos pela Boa Vista S/A. Em comparação ao primeiro mês de 2020, a queda média registrada na movimentação do varejo foi de 11,1%. Em relação a dezembro, as vendas caíram 38,7% pois as lojas na capital tiveram de fechar as portas por vários dias em janeiro.

PORTAL DO MEI: ACSP OFERECE PLATAFORMA COM SERVIÇOS E FACILIDADES

A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) acaba de lançar o Portal do MEI, plataforma desenvolvida especialmente para atender às necessidades dos MEIs (Microempreendedores Individuais), tanto os já formalizados quanto os que desejam aderir à formalização.

AUXÍLIO EMERGENCIAL E OS PAGAMENTOS NO MERCADO DE CRÉDITO

“O auxílio emergencial concedido pelo Governo Federal em 2020 contribuiu para a redução da inadimplência do consumidor no segundo semestre, o que foi surpreendente, porque se esperava uma explosão do endividamento com as restrições ao trabalho e a redução da renda.” Essa é a conclusão de Flávio Esteves Calife, economista responsável pela área de Indicadores e Estudos Econômicos da Boa Vista, em artigo elaborado com Rafael Calipo Ciampone, economista da Boa Vista, e publicado no Diário do Comércio.

EMPRESAS DO 2º GRUPO DO ESOCIAL DEVEM ADERIR À DCTFWEB ATÉ 19/2

As empresas do 2º grupo do eSocial podem entregar a DCTFWeb (Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Web) a partir de março, mas, para isso, precisam aderir à opção da declaração até dia 19 de fevereiro. A regra está exposta na Instrução Normativa RFB nº 2.005, de 29 de janeiro de 2021.

REPRESENTANTES DO COMÉRCIO APRESENTAM PROPOSTA AO GOVERNO DE SP

A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (FACESP) se uniram a 17 entidades representativas do varejo e do setor de bares e restaurantes para encaminhar uma proposta em nome do segmento ao Governo do Estado de São Paulo.