9 de fevereiro de 2018

Varejo nacional surpreendeu de forma positiva, diz Associação Comercial de SP sobre dados do IBGE

São Paulo, 9 de fevereiro de 2018. A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) repercute os dados do comércio brasileiro divulgados hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“A alta de 2% em 2017, no varejo restrito, surpreendeu de forma positiva, superando ligeiramente nossa expectativa, que era de aumento de 1,5%. É um resultado para ser comemorado. Contudo, não podemos nos esquecer de que esse desempenho não supera as perdas dos últimos dois anos, quando o varejo caiu mais de 10%”, analisa Marcel Solimeo, superintendente institucional da ACSP.

Black Friday

Em relação às vendas de dezembro, que cresceram 3,3% sobre o mesmo mês do ano anterior, Solimeo destaca que é consequência da introdução da Black Friday no calendário varejista. “A Black Friday mudou definitivamente a sazonalidade do comércio no fim de ano. Dezembro costuma ser o mês mais forte para o setor, mas cresceu menos do que em novembro, quando as vendas subiram 6% na mesma base de comparação. A Black Friday redesenhou ― aparentemente de maneira irreversível ― a sazonalidade do varejo no último trimestre do ano”.

O superintendente acrescenta que a Black Friday não é necessariamente um problema para as vendas de Natal. “Para o varejo, o que interessa é vender. A Black Friday vem antecipando vendas do Natal, fazendo com que ele seja mais fraco. Mas não houve prejuízos, e isso é importante ressaltar”, diz.

(11) 3180-3220 / plantão (11) 97497-0287

Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 123 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.