29 de novembro de 2017

Quanto de crédito posso oferecer para os meus clientes? Saiba como fazer uma análise de crédito precisa para minimizar o risco de inadimplência

Metodologia desenvolvida para identificar se um cliente possui idoneidade e capacidade financeira suficiente para pagar a dívida que pretende contrair, a “Análise de crédito” é um processo que reúne técnicas subjetivas e dados estatísticos para minimizar os riscos de inadimplência na oferta de crédito paras clientes, sejam eles pessoa física ou jurídica.

A palavra chave em uma “Análise de crédito” é informação. Ela é fundamental na parte mais subjetiva do processo, que envolve a tomada de decisão por parte do analista a respeito da liberação do crédito ou não.

Como essa decisão não pode ser só intuitiva, uma série de informações pessoais, bancárias e profissionais devem ser levantadas e checadas. Elas são colhidas por meio de formulários específicos para este fim, e são acompanhadas das referências de contato fornecidas pelo cliente. 

A parte intuitiva é importante, faz parte do relacionamento de venda e ajuda a criar vínculo com o cliente, mas a tecnologia proporciona ferramentas digitais eficientes que são importantíssimas e ajudam a saciar os famosos 5 Cs da “Análise de crédito”: caráter, capacidade, capital, colateral, condições e coletivo.

Recuperação de crédito cai 2,7% no acumulado 12 meses

O momento atual pede cautela na análise de crédito — segundo os dados de outubro divulgados pela Boa Vista Serviços.

O indicador de recuperação de crédito – obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplentes da base da Boa Vista SCPC – apontou queda de 2,7% em outubro na variação acumulada em 12 meses (novembro de 2016 até outubro de 2017).

Já na variação mensal, com dados dessazonalizados, apresentou queda de 2,5% contra o mês de setembro. No acumulado no ano houve queda de 1,9% na recuperação de crédito. Na análise interanual (mesmo mês de 2016) houve alta de 11,3%.

OS 5 Cs DA ANÁLISE DE CRÉDITO

01. CARÁTER

Relacionado à índole do tomador do empréstimo e sua predisposição para pagar o financiamento contraído. É feita uma consulta à órgãos de restrição ao crédito como SPPC, cartórios ou se existe ações judiciais contra a pessoa física, empresa e/ou sócios.

> Solução SCPC: Score Crédito

- Acesso ao histórico de pagamento de prospects e clientes
- Identifica os consumidores que apresentam menor risco de crédito
- Avaliação do comportamento de pagamento do consumidor
- Adequação do número de parcelas, taxa de juros e prazos ao risco de cada negócio.

..::..

02. CAPACIDADE

Se requerente pode ressarcir o crédito pleiteado, com base em quanto a pessoa/empresa suporta de endividamento. São analisados os extratos financeiros e fluxos e projeções de caixa.

> Solução SCPC: Parcela Segura

- Indica o valor da prestação mensal de crédito que o cliente pode pagar
- Analisa o crédito de acordo com o perfil do consumidor
- Reduz da inadimplência
- Mais segurança na concessão de crédito

..::..

03. CAPITAL

Representa a potencialidade financeira do proponente do crédito calculada a partir de sua posição patrimonial. A análise de dívidas, índices de liquidez e taxas de lucratividade também é usada na avaliação de capital.

> Solução SCPC: SCPC Net PJ

- Informações fundamentais para análise de crédito de pessoas jurídicas
- Analisa a probabilidade de inadimplência futura
- Reduz o risco de fraude devido a validação cadastral da pessoa jurídica

..::..

04. COLATERAL

Soma dos ativos que o cliente tem disponível para oferecer como garantia ao crédito.

> Solução SCPC: Empresarial Platinum

- Conheça o comportamento comercial de pequenas e médias empresas, seus sócios e administradores
- Aumenta as vendas e a rentabilidade da carteira de clientes
- Mais  agilidade e segurança nas negociações

..::..

05. CONDIÇÕES

Análise das condições econômicas e empresariais de maneira geral, assim como circunstâncias especiais que podem afetar a capacidade de pagamento do interessado no crédito.

 

 

>>> CONTRATE O PLANO ACERTA E CONTE COM ATENDIMENTO EXCLUSIVO DA ACSP. SAIBA MAIS.