CECIEx promove XII Encontro Brasileiro das Empresas Comerciais Importadoras e Exportadoras

São Paulo, 5 de dezembro de 2023 - O Conselho Brasileiro das Empresas Comerciais Importadoras e Exportadoras (CECIEx) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex-Brasil) realizam entre os dias 5 e 7 de dezembro, o XII Encontro Brasileiro de Empresas Comerciais Importadoras e Exportadoras no Hotel Intercontinental em São Paulo.

Quando foi fundado, há 11 anos, o CECIEx era um departamento de mesmo nome e propósitos existentes dentro da estrutura da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Com o passar dos anos, o Conselho conquistou sua autonomia em prol da representatividade em âmbito nacional do setor comercial exportador brasileiro, tendo o objetivo de fomentar as exportações de micros, pequenas e médias empresas (PMEs) por meio de instituições comerciais exportadoras em diversas ações internacionais que contemplam rodadas de negócios e feiras mundiais.

Na abertura solene do evento, a presidente do CECIEx, Damaris Eugenia Avila da Costa, deu boas-vindas aos participantes. “Gostaria de agradecer a ACSP e a São Paulo Chamber por todo o apoio que temos recebido por meio do presidente, Roberto Mateus Ordine. O Conselho foi criado dentro da ACSP pelo ex-presidente, Alfredo Cotait Neto. Com a iniciativa de realizar diversos eventos para aproximar as indústrias com importadores, exportadores de vários países e a participação em eventos globais, atualmente, possuímos 1.031 empresas comerciais exportadoras, presentes em 19 Estados, sendo que em 12, temos os delegados regionais do CECIEx”, ressaltou. 

A gerente de competitividade da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Clarissa Furtado, falou sobre o número significativo de empresas comerciais exportadoras. “São grandes companhias de diversos segmentos que correspondem a 50% das 14 mil empresas que apoiamos, mas também queremos alcançar as PMEs que são prioridade para a ApexBrasil. Em 2024, o nosso intuito é incentivá-las para essa expansão internacional”.

O presidente da ACSP, Roberto Mateus Ordine destacou que o Brasil é aberto para negócios, principalmente por ser um dos maiores produtores de alimentos no mundo. “É muito relevante ter a Apex como parceira nesse incentivo às PMEs, para que juntos possamos fazer o nosso país conquistar a segunda ou primeira posição”, afirmou.

O presidente da Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB) e vice-presidente da ACSP, Alfredo Cotait Neto, salientou a importância da parceria entre as empresas privadas e os órgãos públicos. “Na minha percepção é fundamental termos, em um breve futuro, um ministério de Comércio Exterior para que cada vez mais, o Brasil assuma o seu protagonismo no comércio internacional. Como também presidente da CACB, para o próximo ano, faremos a parceria com o CECIEx para termos delegados em cada Estado. A Confederação entende que o comércio exterior é vital e precisamos abranger toda a nação”.

Na segunda parte do encontro foram realizadas duas palestras. A primeira com o tema “Projeção de cenários até 2030 e as novas megas tendências”, com Marcos Prado Troyjo, membro do Conselho do Futuro Global do Fórum Econômico Mundial. “Alfândegas brasileiras: Avanços implementados e melhorias em curso” foi o tema da exposição de Marcia Cecília Meng, superintendente da Receita Federal de São Paulo.

Veja as fotos: flic.kr/s/aHBqjB5PyY

Por ACSP