São Paulo, 04 de maio de 2022 - Pesquisa nacional de intenção de compras da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), elaborada pela Pinion, aponta que 50% dos brasileiros pretendem dar presentes para o Dia das Mães. Os dados, mais tímidos que os de 2021, já refletem a piora da situação financeira das famílias por conta da menor renda e do crédito mais caro e mais escasso.
É que, em relação ao ano passado, diminuiu a proporção dos que manifestaram que irão consumir para a data. Na ocasião, este mesmo estudo registrou que 58,6% iriam às lojas.
“Hoje, as pessoas estão mais endividadas e com menor poder de compra”, disse Ulisses Ruiz de Gamboa, economista da ACSP. “Isto reflete diretamente na intenção de compras do consumidor neste que é o período mais importante para o comércio depois do Natal”, complementou.
Nos números de hoje, dos 1.732 entrevistados, em todas as regiões do Brasil, 31,7% responderam que não vão consumir para esta data, e 18,3% ainda não se decidiram.
Do grupo de pessoas que planeja presentar suas mães, 39,4% pretendem gastar mais do que em 2021, enquanto 37,8% desejam o contrário. Em termos do nível de gasto, a maioria (68,9%) quer gastar entre R$ 50 e R$ 150.
A pesquisa também apontou que a maioria das compras seria realizada em pequenos estabelecimentos (44,3%), e, de forma presencial, em lojas físicas (67,7%).
Itens mais procurados
A área de vestuário, calçado e adereços continua sendo uma das que agrega a maior intenção de compras, com 69,2%. Os presentes de uso pessoal, do setor de beleza, além de joias e bijuteria, continuam sendo lembrados para as mães e perfazem cerca de 71% das preferências.
Os móveis e eletrodomésticos mostram quase 51% dos desejos de compra, e, se somados aos “equipamentos digitais” (22,5%), alcançam cerca de 73%, refletindo o resultado da mudança de hábitos do consumidor, ocorrida por conta do trabalho remoto e da maior permanência das famílias em casa, comportamento imposto pela pandemia.
Chocolates (isoladamente com 19,8% das preferências) continuam sendo mencionados pelos consumidores, mesmo após a Páscoa.
Sobre os meios de pagamento, nota-se que há uma diminuição da disposição a comprar de forma parcelada, em relação ao ano passado. Para a maioria dos itens ainda há preferência maior pela utilização de dinheiro em espécie e cartões de débito, em relação a usar a modalidade do PIX como forma de pagamento à vista.
“Essa diminuição da intenção de parcelamento das compras está associada à alta da taxa de juros, menores prazos para financiamento e menor disponibilidade de crédito para o consumo”, explicou Ruiz de Gamboa.
Estado de São Paulo
O recorte estadual da pesquisa de intenção de compras da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), elaborada pela Pinion, traz números muito parecidos com a nacional. No Estado, 47,3% pretendem presentear as mães, 34,1% disseram que não vão às compras e, ainda, há 18,6% de indecisos. Foram ouvidas 893 pessoas na capital, região metropolitana, litoral e interior paulista. Confira a tabela.
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Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 127 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.
Por ACSP