ACSP apoia evento em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil

A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) está entre as apoiadoras do evento Bicentenário da Independência - A Grande Parada Cívica. A comemoração foi uma iniciativa de seis entidades nipo-brasileiras: Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), Enkyo (Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo), Kenren (Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil), Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil, Aliança Cultural Brasil-Japão e Acal (Associação Cultural e Assistencial da Liberdade) e reflete o sentimento de gratidão do povo japonês ao Brasil.

De acordo com dados da Embaixada do Japão no Brasil, aproximadamente 2 milhões de japoneses e descendentes vivem no Brasil. É a maior população de origem japonesa fora do Japão. Os primeiros imigrantes japoneses chegaram ao País no início no século XX. Em São Paulo, a Liberdade é o reduto da comunidade nipônica.

Não por acaso, o evento em comemoração ao bicentenário da Independência ocorreu na Avenida Liberdade, com a apresentação das Forças Armadas, desfilando pela avenida, bem como atrações culturais, artísticas e culturais japonesas, em uma grande e harmoniosa sinergia simbolizando os laços entre Brasil e Japão, denominando, assim, "a Grande Parada Cívica”.

Falando ao público presente no ato, o presidente da ACSP, Alfredo Cotait Neto, relembrou sua relação com a comunidade nipônica. “Tive a satisfação de, em 2008, representar a cidade de São Paulo na celebração do 'Ano do Intercâmbio Japão-Brasil e do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil'. Um evento onde pude cumprimentar e conhecer o Imperador e a Imperatriz do Japão, além da Alteza Imperial o Príncipe Herdeiro”, conta.

O evento foi totalmente gratuito e incluiu apresentação da Banda de Música e a tropa do Exército, que percorreram o trecho da rua Barão de Iguape até a rua dos Estudantes. Os soldados seguiram a banda conduzindo as bandeiras do Brasil, do Japão, dos estados brasileiros e pronvícias japonesas até o palanque, para formação do pavilhão das bandeiras.

O ato cívico contou também com 48 escoteiros que seguiram o percurso com as bandeiras do Japão e de suas 47 províncias. Os hinos nacionais do Japão e Brasil foram interpretados pela Banda de Música do Comando Militar do Sudeste, além de palavras e saudações de autoridades presentes no ato.

Na Cerimônia de Reverência, autoridades japonesas e presidentes das seis entidades se dirigiram até o Pavilhão das Bandeiras para procederem as reverências diante das bandeiras. "Neste Bicentenário da Independência, nós – filhos e descendentes de japoneses - queremos mostrar nossa gratidão a um país que acolheu os japoneses de forma harmoniosa. Não apenas com palavras, mas com atitudes. É resgatar essa valorização desta nação que possibilitou aos imigrantes a concretização de sonhos”, anunciou o presidente da comissão organizadora, Carlos Kendi Fukuhara.

“Como senador, ajudei na formação de contatos entre os círculos políticos paulistas e japoneses, contribuindo para o fortalecimento das relações bilaterais entre os dois países. De minha vontade, sempre estarei disposto, como cidadão brasileiro e representante do empresariado, a contribuir para a geração de oportunidades e aproximar ainda mais nossos países”, finalizou Cotait Neto.

Bicentenário da Independência do Brasil - A Grande Parada Cívica

Confira no link abaixo as fotos do evento realizado no dia 4 de setembro de 2022: https://bit.ly/3RuRCHx

Por ACSP