ACSP: Aumento da Selic em 1% era esperado pelo mercado, mas economia do varejo vai começar a sentir um pouco mais este impacto

São Paulo, 22 de setembro de 2021 – O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central anunciou na noite desta quarta-feira (dia 22) a elevação da taxa básica de juros de 5,25% para 6,25% ao ano. O aumento já era esperado pelo mercado financeiro, por conta do crescimento da inflação impulsionada, principalmente, pelos preços administrados, como energia e combustível. Só que tudo isso tem um custo para o Brasil: o impacto será um pouco mais sentido desta vez no bolso do consumidor.

“As taxas para crédito serão mais altas e isso acaba contribuindo para a diminuição do consumo”, disse Marcel Solimeo, economista-chefe da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). “Como estamos vindo de recuperação de perdas causadas pela pandemia, essa diminuição de prejuízo vai ocorrer um pouco mais lenta do que poderia nestes próximos meses”, explicou.

O impacto acaba sendo ainda mais perceptível no varejo também por conta da recente elevação do Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro (IOF) que já está em vigor em todo o País.

A ACSP e a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) já pediram uma audiência com o ministro da Economia Paulo Guedes para tratar deste assunto. A proposta das entidades é que este aumento incida somente em transações acima de R$ 100 mil, o que preservaria, pelo menos, as micro e pequenas empresas do País.

 

OUTRAS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Marcelo Picolo, [email protected], (11) 3180-3220

Gabriel Daniele, [email protected], (11) 3180-3220

Alan Viana, [email protected], (11) 3180-3220

 

Sobre a ACSP

A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 126 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.

Por ACSP