ACSP: com Dia das Crianças, varejo paulistano avança 7% na primeira quinzena

São Paulo, 21 de outubro de 2022 – As vendas no varejo da capital paulista registraram elevação de 6,8% frente ao mesmo mês do ano passado, de acordo com o Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). O indicador é elaborado pelo Instituto de Economia Vidigal (IEGV/ACSP) com amostra da Boa Vista.

A alta, de acordo com a análise do economista da ACSP, Marcel Solimeo, se deu pelo efeito Dia das Crianças, com a compra de presentes – mesmo que de menor valor – e maior número de dias úteis. “É um crescimento razoável e demonstra a recuperação do setor ao mesmo patamar anteriormente à pandemia”, disse.

Na comparação com igual período do mês anterior, a elevação é ainda maior: 22,9%. Daqui para frente, a estimativa dos economistas da ACSP para o último trimestre do ano é de avanço de 5% no volume de vendas.

Outra estimativa é de crescimento de anual para o varejo em torno de 2 e 3%. “O setor se manterá aquecido pela injeção de recursos como 13º salário, auxílios governamentais, promoções na Black Friday, Copa do Mundo e Natal, que são datas que naturalmente movimentam o comércio”, afirma Solimeo.

 

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Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 127 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.

Por ACSP