São Paulo, 17 de julho de 2023. Na noite da última sexta-feira, 14 de julho, um jantar organizado pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) reuniu cerca de 600 pessoas, no Clube Círculo Militar de São Paulo, para celebrar o Dia do Comerciante, data que homenageia o empreendedor no Brasil e é comemorada oficialmente em 16 de julho. Instituída pela Lei 2.048, em 1953, a data foi escolhida em homenagem a José Maria Lisboa, o Visconde de Cairu, patrono do comércio que, no início do século XIX, contribuiu para a abertura dos portos do Brasil às nações amigas.
O evento comemorativo, para a entrega do Troféu Empresário de Valor 2023, aconteceu com a presença do prefeito Ricardo Nunes e de políticos e secretários da gestão municipal, além dos vice-presidentes e diretores da ACSP. Por meio das 15 distritais da ACSP foram homenageados empresários e comerciantes das várias regiões da cidade de São Paulo, em uma premiação que contou com a participação de todos os superintendentes de distritais e do presidente da entidade, Roberto Mateus Ordine. Também recebeu o prêmio, em uma homenagem especial, o empresário das Lojas Riachuelo S/A, Flávio Rocha.
Para o presidente da ACSP, comemorar o Dia do Comerciante, após o período da pandemia é uma conquista de grande valor, “Acho muito importante homenagearmos o comerciante. Estamos aqui para agradecer o trabalho dos empresários do comércio, que mesmo enfrentando as dificuldades desse momento de transição pós-pandemia, continuam firmes, gerando trabalho e renda. Apesar das mudanças impostas pelas novas tecnologias, o varejo ainda é feito presencialmente, o olho no olho é indispensável”, afirmou Ordine.
Já o prefeito Ricardo Nunes lembrou da importância do comércio e da pequena empresa para a cidade de São Paulo, saudando e enaltecendo os comerciantes. “Sei das lutas diárias desses empresários, os quais precisam enfrentar dificuldades burocráticas, como as insaturadas na atual legislação tributária, mas que atravessam esses desafios diariamente, para garantir, com trabalho, o progresso e a geração de emprego”, afirmou o prefeito.
Após a premiação, o presidente da ACSP e o prefeito lançaram a campanha Natal Iluminado, movimento que visa promover através do comércio das várias regiões da cidade um natal com muita luz na cidade e no comércio em geral. Para o presidente da ACSP o natal iluminado vai representar o fortalecimento do comércio. “Será uma retomada da força do nosso comércio no Natal. Juntos vamos transformar a cidade, como muita luz e paz para todos”, declarou Ordine.
Foram homenageados, por meio das 15 distritais da Associação Comercial de São Paulo, empresários do comércio das várias regiões de São Paulo.
Veja abaixo os empresários homenageados com o Troféu Empresário de Valor 2023:
Flávio Rocha
É acionista e o principal executivo do Grupo Guararapes, que inclui a rede de Lojas Riachuelo, que está entre as 15 maiores empresas privadas empregadoras do país, com mais de 40 mil colaboradores diretos. Flávio Rocha fundou o Instituto de Desenvolvimento do Varejo (IDV) e, mais recentemente, criou o Brasil 200, movimento que promove ideias liberais no País e a redução da presença do Estado na economia.
Michel Augusto Zakka
Formado em administração de empresas pela PUC de SP, empresário do ramo de varejo, é diretor comercial da rede de lojas de artigos para casa Preçolândia. Começou a participar de eventos na Associação Comercial de São Paulo pela Distrital de Pinheiros em 2003. Foi Superintendente da Distrital Pinheiros de 2013 até 2017, vice-presidente na sede Central de 2017 a 2021, é membro do conselho deliberativo de 2021 a 2023 e vice-presidente NEAP de 2021 a 2023. Atualmente, faz parte do conselho deliberativo da ACSP.
Adilson Duran Spigolon
Perito criminal do Instituto de Criminalística da SSPESP - Sindicato dos Peritos Criminais dos Estado de São Paulo. Proprietário da Clínica Médica Veterinária da Penha, ocupou a função de diretor em várias gestões da Associação Paulista de Peritos Criminais, sendo ainda membro de comissões de trabalho e apoiando o Conselho Regional de medicina veterinária de São Paulo. É militante do MDB, atual PMDB. Suplente a deputado estadual pelo PMDB, em 1986, com 15.772 de votos. Dirigente eleito para compor a chapa diretiva do Diretório Municipal de São Paulo, em sua fase provisória (PMDB).
Antonella Bertolucci Locoselli
Com uma trajetória marcada por inovação, pioneirismo e transformação, a Lorenzetti completa 100 anos em 2023. A empresa é líder no segmento de duchas, chuveiros, torneiras elétricas e aquecedores de água a gás e se destaca nos mercados de louças, assentos, metais e plásticos sanitários, purificadores de água, pressurizadores e lâmpadas, refletores, painéis e spots. Com cinco fábricas no Brasil, sendo quatro unidades no Estado de São Paulo e uma em Minas Gerais, a Lorenzetti possui distribuição nacional e internacional. Atualmente, com mais de 4 mil funcionários, a companhia se caracteriza por oferecer produtos de qualidade e com design inovador, tecnologia e consciência ambiental, pela solidez financeira e pelo reconhecimento junto a consumidores, clientes e fornecedores.
Jaílson dos Santos
Morador do bairro Tatuapé há mais de 26 anos, Jaílson dos Santos veio com a família do Estado de Alagoas para tentar a vida em São Paulo. Começou a empreender muito cedo; desde os seis anos de idade trabalhava nas feiras da cidade com seus pais, além de ajudar no mercadinho da família. O amor pelo ramo de padaria surgiu através dos seus avós, que atuavam no segmento. Desde 1999, é dono da Padaria Rainha do Tatuapé, situada no bairro Tatuapé, e da Panificadora Virginia, situada na Vila Carrão. Vale destacar que em sua trajetória de empreendedorismo já foi proprietário de um posto de gasolina e de uma metalúrgica. Hoje empreende ainda no setor da construção civil. Jaílson dos Santos é presidente do Conseg (Conselho Comunitários de Segurança).
Marcelo Alves Geraldes
Iniciou sua carreira aos 7 anos de idade, no mercado da família, ao chegar de Portugal. Aos 18 anos se tornou empresário do setor supermercadista e desde 2014 é o CEO da MM Foods, uma das maiores fabricantes de pães congelados do Brasil. É formado em Administração de Empresas e, atualmente, é vice-presidente da ACE - Associação dos Comerciantes e Empresários de Guarulhos. Também é diretor Social do GRCSESUVM, o maior projeto social envolvendo uma escola de samba, com mais de 180 mil pessoas assistidas.
José Andrade da Cruz
Juca da Joal, como é conhecido pelos clientes, teve grandes desafios ao chegar em São Paulo. Aos 11 anos de idade, Joal foi trabalhar em uma fábrica de pastilhas de magnésia. Nos anos seguintes, Juca foi entregador de marmitas, feirante e auxiliar de laboratório. Assim, quando tinha 21 anos, com o dinheiro ganho nos campeonatos de boxe, resolveu empreender e comprou um pequeno caminhão para fazer carretos. Aos 25 anos, Juca começou a vender nas ruas, durante a semana, batatas e cebolas e, nos finais de semana, galinhas vivas. Aos 37 anos, o empreendedor e sua esposa fundaram a primeira loja de roupas, a Joal Modas. Posteriormente, abriram mais uma unidade da loja de modas e, ainda, um comércio de colchões e outro de móveis. Nos anos seguintes, a empresa continuou crescendo, até o momento em que se estabilizou com duas lojas de roupas, duas de móveis e quatro de colchões. Atualmente, com 85 anos, Joal continua trabalhando diariamente e conseguiu um feito raro, que seus filhos, nora, genro e até um neto trabalhassem no grupo de empresas, dando sequência ao seu processo empreendedor.
Ricardo Cardoso Martins da Silva
A Ciranda de Papel é uma empresa familiar com mais de 25 anos de tradição. Hoje situada na Zona Sul de São Paulo, a loja busca o melhor atendimento, preço e a maior variedade de produtos nas áreas em que atua, como por exemplo: papelaria, embalagem, descartáveis, produtos de limpeza, presentes, brinquedos, organização e festas.
Roberto Curcio
É Administrador de Empresas, conselheiro da Distrital Sudeste da ACSP e atua em várias outras Instituições. Casado com Luzia Nakhle Khoury Curcio, tem dois filhos, Renato e Rosane, que também são seus sócios na Malula Modas, uma empresa familiar que, desde 1997, atua com sucesso no ramo de confecções e moda feminina, masculina e infantil. Sócio com seu filho Renato na K&C Soluções Têxteis, empresa que produz bordados e personalizações para logomarcas. Também com seu filho Renato, é sócio da Byron Bay Coffee Gourmet, voltada à micro cafeicultura.
Maria Lúcia Mendroni
Administradora e designer de Interiores, é dona da empresa Centerfloor & Cia, que atua no comércio de pisos de madeira e construção de chalés, há 30 anos no mesmo local. Além disso, a empresa atua em projetos que profissionalizam e contratam mulheres na área de instalação de pisos de madeira. É presidente do Rotary Club SP-Moema Índia e vice-superintendente da Distrital Sudeste (Polo Moema) da Associação Comercial de São Paulo Distrital.
Shopping West Plaza
Um dos shoppings mais tradicionais de São Paulo, sendo referência em comércio, serviço e lazer na zona Oeste da capital. Com quase 32 anos de história, o Shopping West Plaza conta com mais de 200 lojas, considerando importantes âncoras do mercado, como C&A, Riachuelo, Renner, Lojas Americanas, Magazine Luiza, Pernambucanas, Daiso e Livraria Leitura. Em serviços, há uma série de diferenciais como unidade da Polícia Federal, academia Bio Ritmo, bicicletário exclusivo para clientes, feira de orgânicos, entre outros. E, em breve, um novo West Plaza chegará, como um ambiente para novas histórias.
Luiz Fernandes Pinheiro
Tudo começou na década de 1930, com o empório do Sr. Eduardo e Dona Idalina que perdurou até meados de 1970, quando chegou um grande supermercado na região. Com a queda das vendas, em meados de 1970, Dona Idalina resolveu mudar as atividades de um empório de secos e molhados para um Bar. Assim, nesse mesmo endereço nascia o Bar do Luiz Fernandes, que em 2023 completa 53 anos. Dona Idalina (esposa de Luiz Fernandes Pinheiros) também ajudava no novo negócio, que foi crescendo e ganhando notoriedade das pessoas. Hoje o boteco é conhecido nos quatro cantos da cidade. Quem hoje comanda o Bar do Luiz é o Sr. Luiz Eduardo Fernandes, filho do casal em conjunto com suas filhas Catarina, Carol e Clara.
Miguel Romano
Nascido em 1958, na cidade de São Paulo, Valdemir Ferreira de Oliveira é um homem de origem humilde que aprendeu desde cedo como batalhar por seus sonhos. Hoje, casado com Ivone Ferreira de Oliveira, pai e avô de cinco netos, ainda consegue tempo para empreender. É administrador de quatro empresas, sendo uma delas a Art Estrutural Engenharia e Eventos. De forma dinâmica e arrojada, cria estruturas para eventos públicos e privados, proporcionando a satisfação de clientes e gerando sustento aos seus colaboradores. Já são 25 anos de trajetória, nos quais Valdemir vem trabalhando duro pelo desenvolvimento e crescimento da região de São Miguel Paulista.
Eduardo Santos Bessa
A Bessa Presentes foi fundada em junho de 2002 como uma empresa com apenas 50 m² que trabalhava com produtos dedicados às utilidades domésticas, confecções, papelaria, brinquedos e perfumaria. Com essa amplitude de departamentos sempre assumiu o compromisso com o cliente de encontrar o produto de sua necessidade. Foi assim que a empresa se solidificou no mercado. A LojaBessa entrega quase tudo em um único local, oferecendo qualidade, conforto e ganho de tempo para seus clientes.
Benedicto Luiz Roschel
Casado com Rosalina Roschel, com quem teve cinco filhos, Benedicto, ou "Benê", como é conhecido, nasceu em São Paulo em 1940. Seu pai, José, possuía uma olaria que vendia os tijolos fabricados diretamente aos clientes. Aproveitando a ideia que dava certo, Benê ingressou no comércio de materiais para construção. Com dedicação e com o aumento dos clientes viu a necessidade de montar uma pequena loja, de 16 m2, onde ainda hoje funciona a Roschel Materiais para Construção. Em 1961 conseguiu comprar o seu primeiro caminhão. Em 1982, a loja já contava com 600 m2 e possuía 18 caminhões. Benê revela seu segredo: "para a Roschel, o cliente é o rei e deve ser tratado com carinho e respeito”. Hoje, junto com seus filhos, Benê abriu novas filiais.
Reinaldo Bittar
Engenheiro Mecânico formado pela FEI – Faculdade de Engenharia Industrial, com especialização em engenharia de produção, sendo que ao longo de sua carreira passou por diversas empresas multinacionais e de grande relevância no mercado global. Empresário industrial pela ENPRIN Comercial, empresa associada à Associação Comercial de São Paulo desde 1978. Bittar é conselheiro nato da ACSP – Distrital Ipiranga, desde 1996, ocupando ainda o posto de suplente do Conselho Deliberativo da entidade e membro da diretoria Institucional da ACSP. Em sua trajetória, Bittar também desenvolveu forte atuação no terceiro setor, participando como voluntário na diretoria do CAAP ASA - Assistência Social ao Adolescente, desde 1997. Atualmente, responde como presidente dessa entidade assistencial.
Acompanhe as fotos da solenidade:
Informações para a Imprensa:
Arthur Gebara, [email protected], (11) 3180-3220 e (11) 99146-0938
Cesar Bruneli, [email protected], (11) 3180-3220
Marina Nascif, [email protected], (11) 3180-3220
Carla Marins, [email protected] (11) 3180-9720 e (19) 99906-2764
Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 128 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 sedes distritais.
Por ACSP