São Paulo, 19 de janeiro de 2023 - Em coletiva realizada nesta quinta-feira (19) na sede da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), os economistas do Instituto de Economia Gastão Vidigal (IEGV) apresentaram dados do varejo paulistano para jornalistas de diversos veículos da imprensa.
Ulisses Ruiz de Gamboa, o primeiro a explanar os indicadores, falou sobre o Índice Nacional de Confiança (INC) que encerrou o ano passado aos 107 pontos. Segundo avaliou, ao longo de 2022, os consumidores se mostraram mais otimistas e confiantes. Os motivos para essa alteração de percepção negativa ocorreu devido à recuperação da atividade econômica e do emprego, e pelas diversas transferências de renda concedidas pelo Governo Federal.
Ruiz de Gamboa ainda apresentou os dados do varejo da capital paulista. Conforme o Balanço de Vendas, indicador elaborado pelo instituto de economia da ACSP, a movimentação no varejo paulistano subiu 7,7% no segundo semestre do ano passado, comparado com o mesmo período de 2021.
A expectativa de crescimento para o varejo para este ano é modesta, 1,5%, segundo a avaliação dos economistas. O pouco otimismo é explicado, segundo o economista Marcel Solimeo. "A recuperação de 2022 foi efetiva, mas a melhora do índice de confiança do consumidor não é limitada. A taxa de juros está em um nível alto e vai demorar a baixar", explica.
O presidente da ACSP, Alfredo Cotait Neto, analisou o cenário e falou das perspectivas para 2023. “Temos propostas de reforma tributária em que dois sistemas diferentes, o que já existe e o novo, continuariam existindo simultaneamente durante anos, até a implantação definitiva. Precisamos de uma proposta que contemple mudanças efetivas e que atendam as demandas por um sistema tributário mais justo”.
Cotait Neto reafirmando a necessidade de um controle fiscal para o País. “Descontrole de gastos do governo geram inflação, prejudicam o crescimento do país, reduzem o consumo e empobrecem a população. É possível controlar os gastos e ao mesmo tempo promover justiça social.”
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Alan Viana, [email protected], (11) 3180-3220 e (11) 96425-0989
Arthur Gebara, [email protected], (11) 3180-3220
Marina Nascif, [email protected], (11) 3180-3220
Cesar Bruneli, [email protected], (11) 3180-3220
Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 128 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.
Por ACSP