ACSP: Confiança do consumidor brasileiro para as compras fica estagnada em setembro

São Paulo, 27 de setembro de 2021 – O consumidor brasileiro segue cauteloso em relação à economia do varejo em setembro. O Índice Nacional de Confiança (INC) da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) registrou 74 pontos neste mês, o mesmo número registrado em agosto. Esse resultado interrompe a tendência que apontava para uma melhora no ‘humor’ de quem acredita em um País melhor. A curva ascendente começou a ser registrada a partir de maio. Naquela ocasião o indicador marcava 66 pontos e foi aumentando mês a mês até então.

Apesar deste crescimento ter sido interrompido momentaneamente, isso não significa que o INC não voltará a crescer nos próximos meses. “As pessoas têm menos dinheiro, por conta da crise causada pela pandemia, mas o consumo que estava reprimido graças à falta de mobilidade urbana está acontecendo normalmente”, disse Ulisses Ruiz de Gamboa, economista da ACSP. “Entendemos que existe a cautela neste momento, porque os reflexos da crise da Covid-19 ainda são muito sentidos”, emendou.

Apesar de cauteloso, pelo menos em São Paulo as pessoas estão movimentando o comércio, de acordo com a prévia do Balanço de Vendas de setembro. O estudo indica que o volume de consumo na capital paulista aumentou 14,6% nos primeiros 15 dias do mês comparado ao mesmo período do mês anterior.

“Quando cruzamos as informações do Balanço com as dos INC ainda podemos dizer que as projeções para o futuro, apesar da instabilidade econômica que vivemos, é positiva”, analisou Ulisses.

 O Norte e o Nordeste foram as únicas regiões que apresentaram aumento na confiança em setembro. A primeira foi de 87 para 89 e a outra de 64 para 65.

Do total de entrevistados, 58% dizem estar muito insatisfeitas com a vida que levam hoje e 57% acham que o Brasil caminha para a direção errada. Só que este pessimismo todo é equibibrado quando 50% das mesmas pessoas entrevistadas dizem que daqui a seis meses estas vão estar melhor financeiramente.

A pesquisa INC vai de 0 a 200 pontos e mede a visão e a segurança da população em relação ao País, às finanças do brasileiro e prevê o comportamento destas pessoas na hora da compra.

O INC cresceu nos últimos tempos e estagnou só agora, mas é perceptível que este indicador ainda pertence ao campo pessimista (abaixo de 100). O último registro otimisma (com 100 pontos) ocorreu em janeiro de 2020.

A pesquisa encomendada junto à Behup ouviu 1597 pessoas, pertencentes a todas as classes sociais, localizadas nas cinco regiões do Brasil. A margem de erro é de dois pontos percentuais para cima ou para baixo.

Outras informações sobre a pesquisa INC podem ser acessadas por meio deste link.

 

Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP)

O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP) de setembro, um recorte do Estado de São Paulo do INC, ficou em 75 pontos, um crescimento de dois pontos em relação a agosto. Apesar de a pesquisa estrar dentro da margem de erro, a curva ascendente desde março, que apontou 66 pontos no indicador, reforça a tese de que os paulistas estão menos cautelosos do que a média registrada no Brasil.

Foram entrevistadas 881 pessoas na capital, região metropolitana, litoral e interior. A taxa de referência e a metodologia para mensurar a confiança do paulista seguem o mesmo critério do estudo nacional. Isso significa que o ICCP também vai de 0 a 200 e que foi aplicado o mesmo questionário do INC para os entrevistados no Estado de São Paulo. A margem de erro desta pesquisa é de 3% para mais ou para menos.

Confira detalhes do ICCP neste link.

 

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 Sobre a ACSP

A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 126 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.

 

Por ACSP