ACSP: dois a cada cinco brasileiros pretendem comprar na Black Friday

De acordo com pesquisa de intenção de compra na Black Friday, realizada pela PiniOn a pedido da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), 39,3% dos entrevistados a nível nacional (1.663) pretendem fazer compras nesta data, 36,5% responderam que não têm intenção de consumir, enquanto 24,2% estão indecisos.

Em relação à pesquisa realizada no ano passado, houve importante aumento do número de entrevistados que manifestaram intenção de compra, forte redução do número daqueles que não manifestaram intenção, mantendo-se quase inalterada a quantidade de indecisos.

Com relação ao motivo de comprar durante a Black Friday, 20,6% dos consultados declararam ter intenção de antecipar compras para o Natal, 46,4% têm interesse em adquirir itens que estejam precisando, enquanto, a maioria (54,3%) respondeu que deseja comprar para aproveitar as grandes promoções e descontos que são oferecidos somente nesta data.

Esses resultados parecem indicar que, a exemplo do que ocorreu em 2021, não deveria haver "canibalização" importante das compras de Natal, aumentando a perspectiva de maior crescimento das vendas do varejo, tanto em novembro, como em dezembro.

Do grupo de entrevistados que planejam realizar compras no período, 44,7% pretendem gastar mais do que em 2021, enquanto 24,7% desejam o contrário. Em termos do nível de gasto, a grande maioria (56,1%) pretende gastar acima de R$ 300, o que poderia ser explicado pelo avanço da ocupação e o efeito positivo sobre a renda da injeção de recursos do Governo Federal.

A pesquisa também apontou que a maioria das compras seria realizada em grandes redes do varejo (62,6%) e, de forma remota, seja pelo computador, celular ou tablet (55,7%), como é costume na Black Friday.

Na tabela abaixo, apresentamos as principais categorias de bens e serviços que fazem parte da intenção de compra dos entrevistados, assim como se a forma de pagamento seria à vista (dinheiro/débito, PIX) ou parcelada. Vale recordar que mais de uma opção pode ser escolhida por cada um dos consultados.

Nas intenções de compra captadas, tal como no ano passado, continuam predominando, em termos individuais, roupas, calçados e acessórios (37,7%), celular (32,2%), perfume (20,6%), móveis e artigos para o lar (23,6%), computador, notebook e tablet (20,9%), televisor (19,9%) e artigos de linha branca (38,5%). Chama a atenção que, em geral, à diferença dos resultados de 2021, existe maior preferência pelo pagamento à vista, o que poderia refletir o encarecimento do crédito.

É tradicional que artigos eletroeletrônicos apresentem a maior intenção de compra durante a Black Friday, contudo, itens de uso pessoal continuam se destacando, o que pode estar vinculado tanto à ausência das restrições de mobilidade social, como ao fato de que, em geral, são produtos de menor valor, num contexto de situação financeira ainda relativamente difícil.

Por sua vez, o fato de que a Copa do Mundo se inicie em menos de uma semana da Black Friday também exerce alguma influência sobre as intenções de compra, onde aparecem artigos esportivos. A pesquisa também permite abertura da composição dessa intenção de compra, onde se destacam principalmente calçados para praticar esporte (23,5%), camisa de time de futebol (17,6%) e camisa da seleção brasileira (22,4%).

Em síntese, a perspectiva para as vendas da Black Friday sugere um resultado superior a 2021, principalmente em decorrência da elevação da ocupação e da injeção de recursos oriundos do Governo Federal. Adicionalmente, as intenções de compra reveladas pela pesquisa apresentam destaque não somente para artigos eletroeletrônicos, como também para aqueles de uso pessoal. A proximidade da Copa do Mundo deverá produzir uma antecipação das promoções e descontos característicos do período, para aproveitar o interesse na aquisição de produtos relacionados ao evento, notadamente televisores e artigos esportivos.

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Por ACSP