ACSP: dólar e Black Friday podem enfraquecer comércio no Natal; vendas devem ter alta moderada, de até 3%

Estimativa é da Associação Comercial de São Paulo (ACSP); em 2017, o varejo de SP cresceu 4,5% no período

São Paulo, 10 de dezembro de 2018. A estimativa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) para as vendas de Natal em 2018 na capital paulista é de que o movimento apresente crescimento médio de 2% a 3%. É um resultado mais fraco do que o do Natal de 2017, quando as vendas aumentaram 4,5% frente ao ano anterior.

“A economia está em marcha lenta. E a disparada do dólar, que está perto dos R$ 4, sendo que em 2017 estava próximo de R$ 3, está pressionando o preço de produtos importados que compõem a cesta de final de ano, como bacalhau, vinho e eletrônicos”, declara Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).

Ele comenta que os eletrônicos também podem ser afetados pela antecipação de compras desses produtos na Black Friday. “Mas outros itens, especialmente brinquedos, roupas e artigos de uso pessoal devem ter desempenho melhor”.

Por outro lado, o presidente da ACSP avalia que, “passado o período de incertezas eleitorais, a confiança do varejo e do consumidor está maior, o que pode até levar as vendas de Natal a terem resultado melhor do que o estimado”.

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Ana Cecília Panizza
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Por ACSP