ACSP e Prefeitura de São Paulo fecham acordo para intensificar atendimento a moradores de rua

São Paulo, 24 de outubro de 2021 — Uma parceria fechada nesta semana entre a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e a Prefeitura vai beneficiar a população em situação de rua da capital paulista. A iniciativa é um acordo de cooperação técnica para a conjugação de esforços, viabilização e implantação de serviço socioassistencial voltado a pessoas em vulnerabilidade social.

Entre as ações pretendidas estão as de encontrar um espaço adequado para que as pessoas possam receber e consumir as refeições que são doadas por ONGs e organizações da sociedade civil. Esse local seria também um lugar para que essa fatia da população possa cuidar da higiene e conviver entre si de forma respeitosa.

A partir daí, todas as novas iniciativas que serão implementadas precisam estar de acordo com o que permite o estatuto da ACSP e a legislação municipal.

No evento de assinatura da cooperação técnica, realizado na última quinta-feira (dia 23), na sede da ACSP, estiveram presentes a secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social da Prefeitura de São Paulo, Berenice Giannella, o chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Jadir Pires da Borba, além de representantes da ACSP e do presidente da entidade, Alfredo Cotait Neto.

“Estamos dando um novo passo no projeto do Prefeito Ricardo Nunes de revitalização do centro histórico da cidade de São Paulo. Também é papel da sociedade civil enfrentar esse grave problema social”, afirmou o presidente da ACSP.

“A ACSP sai na frente de outras entidades nesse desafio que é de todos nós paulistanos. O problema se agravou durante a pandemia e cada parceria no sentido de melhorar a situação dessas pessoas é extremamente bem-vindo”, completou a secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social da Prefeitura da capital paulista, Berenice Giannella.

A estimativa da Prefeitura é de que a cidade de São Paulo conta hoje com mais de 35 mil pessoas vivendo em situação de vulnerabilidade na rua. Em 2010, quando foi realizado o último censo demográfico dessa população, o número de pessoas vivendo nas calçadas de São Paulo era de aproximadamente 24 mil pessoas.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Marcelo Picolo, [email protected], (11) 3180-3220
Gabriel Daniele, [email protected], (11) 3180-3220
Alan Viana, [email protected], (11) 3180-3220

Sobre a ACSP – A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 126 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.

Por ACSP