ACSP estima que o Comércio obteve perda de até R$ 126 milhões com a falta de energia na Grande São Paulo

São Paulo, 06 de novembro de 2023 — O comércio na Grande São Paulo pode ter deixado de arrecadar até R$ 126 milhões devido à falta de energia na última sexta-feira (3), quando forte chuvas prejudicaram a capital paulista.

A estimativa, baseada no volume movimentado diariamente na cidade de São Paulo e na região metropolitana, é do Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paulo (IEGV/ACSP).

Na avaliação do economista da ACSP, Ulisses Ruiz de Gamboa, os prejuízos são difíceis de estimar, pois os efeitos do temporal não foram homogêneos na Cidade de SP, e várias regiões ainda não tiveram  o restabelecimento da energia, mas, podemos dizer que o prejuízo se dá, principalmente, por reduções nas compras "imediatas" e "por impulso" dos consumidores.

A restrição na circulação causada pelas chuvas resultou em mais de 800 mil unidades consumidoras sem energia, prejudicando diretamente mais de 1,2 milhão de pessoas. Ruiz de Gamboa observa que essa situação afeta principalmente os consumos imediatos e por impulso, quando há essas restrições no fluxo de clientes.

Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 128 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:

Alex Sallai, [email protected], (11) 3180-3220.

Arthur Gebara, [email protected], (11) 3180-3220

Cesar Bruneli, [email protected], (11) 3180-3220

Marina Nascif, [email protected], (11) 3180-3220

Por ACSP