ACSP: mais da metade dos brasileiros vai presentear no Natal

São Paulo, 09 de dezembro de 2022 – A pesquisa nacional de intenção de compras para o Natal, encomendada pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) à PiniOn, aponta que mais da metade dos brasileiros (51,1%) pretende fazer compras na data. O tíquete médio mais citado na amostra foi de R$ 150 e R$ 450. Foram entrevistados 1.704 pessoas de todas as regiões do Brasil.

De acordo com a amostra, 31,9% não têm intenção de dar presentes e outros 17% estão indecisos, mesmo patamar do ano passado. Segundo avaliação do economista da ACSP, Ulisses Ruiz de Gamboa, “houve expressivo aumento dos que manifestaram intenção de compra e importante redução da porcentagem de entrevistados que não vão comprar neste Natal, se comparado com o ano passado”.

A pesquisa apontou também que sete a cada dez entrevistados (79,3%) não anteciparam as compras durante a Black Friday. Para Ruiz de Gamboa não houve “canibalização” entre as datas, aumentando as chances de maior crescimento das vendas do varejo em dezembro. O pagamento à vista foi a modalidade mais citada entre os consumidores entrevistados. “Esta predominância se deve ao encarecimento do crédito”, avalia o economista.

Frente ao ano anterior, 43,8% dos entrevistados disseram que vão gastar mais esse ano. Seis em cada dez consumidores vão comprar em lojas de grandes redes varejistas e de forma presencial. De acordo com a sondagem, 40,4% dos ouvidos vão gastar entre R$ 150 e R$ 450 nos presentes e 26,5% manifestaram que devem desembolsar de R$ 300 a 600.

”A melhora dos resultados em relação à pesquisa do ano passado pode ser explicada pelo avanço da ocupação, decorrente da recuperação da atividade econômica, pelo efeito positivo sobre a renda da injeção de recursos do Governo Federal e pela recuperação da confiança do consumidor, que avança no campo otimista”, afirma o economista.

Lista de presentes

Roupas, calçados e acessórios lideram as preferência de itens da lista de presentes com 48,9%. Somados a outros itens como joias, bijuterias e perfumes, perfazem 86% das intenções de compra. Boneca, brinquedos, decoração e enfeites, árvore e cartão de natal também aparecem na lista, com 8,5%, 19,9%, 19,1%, 12,9% e 5,7% respectivamente. Viagens e hospedagens totalizam 18,8% das intenções.

Os aparelhos eletrônicos (celular, computador, notebook, tablete, eletrodomésticos) apresentam menor intenção de compra (27,4% e 39,4%). “Provavelmente pelo maior valor em relação aos artigos anteriores e por serem financiados em sua maior parte com crédito, cujo custo, em termos de juros, tem aumentado”, explica Ruiz de Gamboa.


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Por ACSP