São Paulo, 10 de maio de 2024 - A pesquisa sobre as intenções de compra para o Dia das Mães, conduzida pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), realizada pela PiniOn, revelou insights significativos sobre o comportamento dos consumidores paulistas. Dos 886 entrevistados no Estado de São Paulo, 44,5% planejam presentear suas mães, enquanto 31,2% afirmaram não ter essa intenção e 24,3% ainda estão indecisos.
Comparativamente ao ano anterior, observou-se uma diminuição na proporção de pessoas com intenção de compra, ao passo que houve um aumento nas categorias dos que não pretendem adquirir presentes e dos indecisos. Estes resultados reflete os dados registrado na Pesquisa Nacional, indicando uma tendência consistente.
Dentre os entrevistados que planejam presentear, 42,2% planejam gastar mais do que em 2023, enquanto 34,6% têm a intenção oposta. Esta mudança de postura também se reflete na comparação com o ano anterior, onde houve uma diminuição na proporção de entrevistados dispostos a aumentar seus gastos.
Em termos de valores, a maioria expressiva (76,6%) planeja gastar entre R$ 150 e R$ 300. Esses padrões de gastos estão alinhados com os resultados da pesquisa nacional.
Quanto aos hábitos de compra, a maioria dos entrevistados manifestou preferência por pequenos estabelecimentos (42,7%) e pela compra presencial em lojas físicas (57,8%), como ocorreu na Pesquisa Nacional. Além disso, uma parcela significativa (74,2%) afirmou não planejar utilizar o adiantamento do 13º salário para as compras do Dia das Mães.
A Tabela 1 apresenta as principais categorias de bens e serviços consideradas na intenção de compra dos entrevistados no Estado de São Paulo, bem como os métodos de pagamento previstos (dinheiro/débito, PIX ou parcelamento). É importante ressaltar que cada entrevistado pode selecionar mais de uma opção de presente, e os resultados se assemelham aos dados obtidos na pesquisa nacional.
Itens mais procurados
A demanda por vestuário permanece como um dos principais impulsionadores das compras, representando 52,8% das intenções de compra. Itens relacionados à beleza, joias e bijuterias mantêm sua relevância, compreendendo cerca de 57,6% das preferências.
Por outro lado, observa-se aumento, menos intenso do que o registrado a nível nacional, nas áreas de móveis e eletrodomésticos e diminuição dos “digitais”, que juntos alcançam cerca de 29,7%, ante 27,1% registrado na pesquisa do ano passado. Esse aumento das intenções de compra de móveis e eletrodomésticos poderia ser explicado pela redução dos juros em relação a 2023.
Chocolates (isoladamente com 14,3% das preferências) continuam sendo mencionados, mesmo após a Páscoa, perfazendo, em conjunto com as flores 33,9% das preferências.
Para o economista da ACSP, Ulisses Ruiz de Gamboa, olhando de maneira também análoga à pesquisa nacional, continua sendo notada uma importante diminuição da disposição a comprar de forma parcelada, em relação a 2023, enquanto para a maioria dos itens continua havendo, em geral, maior preferência pela utilização de dinheiro em espécie e cartões de débito, em relação a usar a modalidade do PIX como forma de pagamento à vista, embora essa modalidade também tenha aumentado.
“Essa diminuição da intenção de parcelamento das compras poderia estar associada ao fato de que os juros, embora sejam menores em relação ao ano passado, ainda permanecem em patamar elevado, num contexto de elevado endividamento das famílias”, Completa Ruiz de Gamboa.
Cidade de São Paulo
A pesquisa também registrou a intenção de compras para o Dia das Mães dos residentes na Cidade de São Paulo. Os resultados são bastante similares à pesquisa estadual. Cerca de 47,7% dos entrevistados manifestou intenção de adquirir presentes, enquanto 32,5% não pretendem gastar e 19,7% ainda não decidiram. A maioria (48,7%) pretende gastar mais neste ano, e, em termos de nível de despesa, 79,4% dos entrevistados está disposto a desembolsar entre R$ 150 e R$ 300. Também foi constatada a maior disposição a comprar em lojas físicas (61,5% dos entrevistados). A única diferença significativa continuou sendo a maior preferência manifestada por adquirir presentes em grandes redes do varejo (42,7%).
A Tabela 2 permite observar que os itens mais mencionados permanecem os mesmos, na comparação com a pesquisa estadual, mas, em geral, mostrando proporções maiores. Também pode ser notada a menor preferência por realizar compras parceladas.
Para o economista da ACSP, Ulisses Ruiz de Gamboa, em resumo, de forma análoga à pesquisa nacional, as intenções de compra para o Dia das Mães, tanto em nível estadual quanto municipal, apontam para uma preferência por artigos de menor valor e menos dependentes de financiamento via crédito.
“A intenção de compra para esta data diminuiu em relação ao ano anterior, refletindo as dificuldades financeiras enfrentadas pelas famílias em meio a taxas de juros elevadas, endividamento significativo e aumentos acentuados nos preços de produtos básicos”, diz Ruiz de Gamboa.
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Por ACSP