ACSP promove debate virtual sobre o funcionamento do porto de Santos no pós-coronavírus e o Plano de Desenvolvimento e Zoneamento elaborado pela Autoridade Portuária

São Paulo, 16 de junho de 2020. O Comitê de Usuários dos Portos e Aeroportos do Estado de São Paulo (COMUS) da Associação Comercial de São Paulo promove nesta quinta-feira (18), das 16 horas às 18 horas, reunião virtual para analisar e discutir o funcionamento do Porto de Santos no "pós-Covid-19", bem como debater o Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ) elaborado pela Autoridade Portuária. Participarão do encontro Fernando Biral e Bruno Stupello, respectivamente, diretor-presidente e diretor de Desenvolvimento de Negócios e Regulação da Santos Port Authority (SPA).

Na reunião, serão debatidos o funcionamento do Porto de Santos no pós-Covid-19, discutindo os avanços na digitalização de procedimentos e processos, os protocolos sanitários para atracações, operações de carga e descarga, bem como para a circulação pelas instalações portuárias de tripulantes, trabalhadores portuários e demais atores que atuam no Porto.

“O avanço da repercussão do covid-19 fez com que os órgãos anuentes despachassem em regime de home office, de modo que a fiscalização das mercadorias e o despacho dos documentos fossem feitos remotamente. Dizem alguns que isto, em tempos normais, demoraria cerca de três anos para acontecer. Mas aconteceu em três meses”, diz José Candido Senna, coordenador-geral do COMUS.

Para Senna, esta mudança no processo – que será amplamente discutira na reunião - pode trazer benefícios para toda a cadeia. Vamos debater se estas mudanças poderão ser incorporadas à rotina do porto de Santos, para que se ganhe celeridade no processo de exportação/importação, sendo entregue com previsibilidade, com o menor tempo possível e, por fim, deixe o produto mais barato no fim da cadeia”, continua.

Outro ponto em discussão, será o estágio atual do Plano de Desenvolvimento de Zoneamento (PDZ) e as condições para participação mais efetiva de exportadores e importadores, com vistas à adequação do Plano às expectativas de aumento dos fluxos de cargas pelo Porto.

“Como a autoridade portuária pensa na ocupação do porto de Santos? Vamos trabalhar este tema durante o debate em busca de melhores alternativas para o planejamento da ocupação das áreas que estão dentro do complexo portuário santista”, completa Senna.

Para participar da reunião, é preciso fazer um cadastro para o recebimento da senha de acesso à sala virtual. Os pedidos podem ser feitos pelo e-mail: [email protected], ou pelo telefone: (11) 3180-3500. Aos cuidados de Lucas Lima.

 

Agenda

Palestra “O funcionamento do Porto de Santos no "pós-Covid-19", bem como debater o Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ) elaborado pela Autoridade Portuária”
Data: 18/6/2020 (quinta-feira)
Horário: das 16h às 18h

Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 125 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.

MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Tamer Comunicação
Tercio Braga, [email protected], (19) 99671-4579

Assessoria de Imprensa ACSP
Danielle Pessanha, [email protected], (11) 3180-3387
Patrícia Baptista, [email protected], (11) 3180-3220

Por ACSP