ACSP: varejo paulistano retrai 7% na primeira quinzena de setembro

São Paulo, 21 de setembro de 2022 – A movimentação no varejo da capital paulista retraiu 6,7% na primeira metade de setembro. A comparação foi feita com igual período do mês anterior. Os dados são do Balanço de Vendas, elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paulo (IEGV/ACSP), com amostra da Boa Vista.

O resultado, como explica o economista da ACSP, Marcel Solimeo, se deu por fatores como a maior quantidade de dias úteis e pela sazonalidade. Em agosto, as vendas ficaram aquecidas em função da compra de presentes para o Dia dos Pais.

Na comparação interanual, o indicador da Associação Comercial de São Paulo ficou positivo em 16,3%. Neste caso, a base de comparação está prejudicada em razão do efeito restritivo ao comércio no ano passado. Embora as sanções que limitavam o funcionamento e ocupação estivessem encerradas, o ritmo de vendas e movimentação não estava totalmente restabelecido no período.

Se analisado o indicador prévio deste ano com dois anos atrás, isto é, anterior à pandemia, o dado está 3,6% abaixo. “Não significa que o mês feche com saldo negativo”, pondera Solimeo.

A expectativa do economista para os próximos meses é de retomada ao mesmo nível de 2019. “Existe melhora dos indicadores de emprego, ocupação e maior mobilidade. São fatores que gradativamente influenciam no setor”, pontua.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Alan Viana, [email protected], (11) 3180-3220 e (11) 96425-0989

Arthur Gebara, [email protected], (11) 3180-3220 e (11) 99146-0938

Marina Nascif, [email protected], (11) 3180-3226

Cesar Bruneli, [email protected], (11) 3180-3269

Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 127 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.

 

 

Por ACSP