ACSP: vendas do comércio paulistano caem em fevereiro

São Paulo, 07 de março de 2023 - As vendas no comércio paulistano caíram 5,1% em fevereiro, em relação a janeiro, de acordo com o Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). A queda se deve, basicamente, a fatores como o menor número de dias no mês de fevereiro e a diminuição da atividade do comércio durante os feriados do carnaval.

A redução do consumo, por conta dos juros altos, também contribuiu para a desaceleração da atividade econômica, que desde o final de 2022, vem sendo observada com a queda do PIB no quarto trimestre.

Por outro lado, fevereiro deste ano apresentou aumento de 1,5% na comparação interanual, o que pode ser atribuído a um aumento do fluxo de turistas e o crescimento do carnaval na cidade de São Paulo.

A expectativa dos economistas do Instituto de Economia Gastão Vidigal (IEGV) da ACSP para os próximos meses, é de arrefecimento para o setor e retração nas vendas do comércio paulistano, já que ainda não se vê no horizonte um crescimento expressivo da economia. “Além disso, existe uma incerteza do que virá pela frente, em relação à reforma tributária, inflação e oferta de crédito”, comenta o economista Ulisses Ruiz de Gamboa.

 

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Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 128 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.

Por ACSP