São Paulo, 19 de novembro de 2019. Começou a esquentar: na primeira quinzena de novembro, as vendas do varejo paulistano cresceram 4,7%, em média, ante igual período de 2018, de acordo com dados do Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).
No movimento de vendas a prazo, a alta foi de 4% nos primeiros quinze dias do mês, na comparação anual. Já as vendas à vista cresceram 5,4% no período.
Esse resultado, que supreendeu ao levar em conta a média de aumentos de 2% dos 10 meses anteriores, se deve a três fatores importantes, segundo Emílio Alfieri, economista da ACSP.
O primeiro tem a ver com a retomada gradual das vendas de móveis e eletrodomésticos, puxada pela queda nos juros e o aumento do crédito para pessoa física, segundo o economista – o que influenciou o resultado das vendas a prazo, que seguiam tímidas.
O segundo, que engloba as vendas de menor valor à vista, como vestuário, calçados, acessórios, artigos de uso pessoal e utilidades domésticas, foi favorecido pela liberação dos R$ 500 do FGTS, afirma.
Já o terceiro está relacionado à antecipação que o varejo físico tem feito da Black Friday: segundo o economista da ACSP, grandes varejistas já estão fazendo ofertas e promoções relacionadas à data desde o início do mês. Na 25 de março também há ofertas com esse apelo promocional – inclusive nos itens da coleção primavera-verão e moda praia.
“Todos esses lojistas saíram na frente e, ao invés de fazer ações só no dia 29, eles transformaram novembro no mês da Black Friday”, diz Alfieri.
De modo geral, os fatores que puxaram o resultado têm ajudado bastante o varejo paulistano que, segundo Emílio Alfieri, vinham crescendo em torno de 2% ao mês, mas fizeram novembro começar de maneira favorável.
“Ainda é preciso um pouco de cautela, pois, por um lado, a Black Friday pode tirar um pouco das vendas do Natal. Por outro, com o novo corte de juros esperado para dezembro e o restante da liberação do FGTS, que foi antecipada para esse ano, os resultados podem supreender”, sinaliza.
O Balanço de Vendas é elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da ACSP com base em amostra da Boa Vista SCPC.
BALANÇO DE VENDAS ACSP | ||||
Modalidade | Novembro 2019 / | Novembro 2019 / | ||
A prazo | 0,0 | 4,0 | ||
À vista | -10,7 | 5,4 | ||
Média | -5,4 | 4,7 | ||
Fonte: amostra fornecida pela Boa Vista SCPC | ||||
Elaboração: Instituto de Economia Gastão Vidigal/ACSP |
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Patrícia Gomes Baptista
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Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 124 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.
Por ACSP