Alfredo Cotait Neto assume a presidência da CACB em Brasília

São Paulo, 31 de março de 2022 — Cerca de 500 convidados acompanharam a posse do novo presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) na noite desta quarta-feira (dia 30), no Clube Naval em Brasília. O evento contou com a presença da ministra-chefe da secretaria de governo do Brasil, Flávia Arruda; do secretário de micro e pequenas empresas do Ministério da Fazenda, Guilherme Afif Domingos; e do presidente Nacional do PSD e ex-prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.

O engenheiro civil Alfredo Cotait Neto afirmou, em seu discurso de posse, que a nova gestão vai priorizar o fortalecimento das associações comerciais brasileiras, inclusive prezando a ampliação de serviços que permitam que associações por todo o País possam trabalhar pelo fomento do empreendedorismo.

O presidente do Conselho da CACB e ex-presidente da entidade, George Pinheiro, abriu a cerimônia de posse saudando as autoridades presentes, membros das associações comerciais do Brasil, dirigentes do Sebrae, as mulheres empresárias e, especialmente, o novo presidente Alfredo Cotait Neto. Ele lembrou que há 215 anos as associações comerciais representam os empresários do Brasil.

Na passagem oficial, Pinheiro lembrou ter a total confiança que o novo presidente fará um trabalho importante para o setor empresarial. “Faço oficialmente a passagem do cargo para o presidente Alfredo Cotait. Tenho por você uma grande admiração e tenho a confiança que fará uma excelente gestão, assim como já tem feito na Facesp e na ACSP, trabalhando pelas empresas do nosso país”.

George Pinheiro citou também algumas conquistas da CACB durante a sua gestão, especialmente o trabalho realizado junto às empresas que sofreram os efeitos da recessão econômica provocada pela pandemia do Corovírus.

Depois da leitura do termo de posse da nova diretoria da CACB no triênio 2022/2024 pelo presidente Alfredo Cotait Neto, foram apresentados todos os novos membros da diretoria da CACB, além da nova presidente do Conselho Nacional da Mulher Empreendedora e da Cultura (CNMEC), Ana Claudia Badra Cotait.

O novo presidente cumprimentou ainda os membros empossados da diretoria e autoridades como chefe da secretaria de governo, Flávia Arruda; o presidente do PSD Nacional, Gilberto Kassab; e o secretário da micro e pequena empresa do ministério da fazenda, Guilherme Afif Domingos, que representou também o ministro da Economia, Paulo Guedes.

Cotait falou da importância da CACB como uma das maiores entidades representativas do empresariado brasileiro, afirmando que a entidade deve ter uma intensa atividade política apoiando no Congresso pautas que privilegiem e contribuam para a recuperação das empresas nesse período de retorno após a pandemia. ”Precisamos sim de uma reforma administrativa e uma reforma tributária justa que contribua para o desenvolvimento econômico. Os MEis devem ter uma atualização da tabela de imposto de renda e a possibilidade de contratar mais um funcionário (hoje só pode contratar um).”

O presidente da CACB afirmou também que quer uma entidade mais digital e interligada com a capilaridade das associações de todo o Brasil. “Vamos olhar para o futuro e oferecer produtos inovadores”, disse. Como exemplo, citou algumas iniciativas importantes como a empresa Boa Vista Serviços, que tem como umas de suas principais acionistas a Associação Comercial de São Paulo, que hoje se configura como a única empresa unicórnio criada por uma entidade de classe.

Cotait lembrou ainda da experiência da SP Chamber of Commerce, que por meio de missões ao exterior tem estimulado negócios importantes para as empresas participantes. Falou também do ACCredito, que oferece crédito às pequenas e médias empresas, e da FAC-SP — Faculdade do Comércio de São Paulo — que acaba de assinar um convênio com a CACB para utilizar a capilaridade da entidade e ampliar polos em todo o Brasil.

Por fim, fez questão de ressaltar a importância do CNEMC, agora presidido por Ana Badra Cotait. “É cada vez mais fundamental a participação da mulher no desenvolvimento econômico”, complementou.

A executiva será responsável por liderar o aumento dos núcleos empresariais femininos nas associações comerciais de todo o Brasil.

Representando o ministro Paulo Guedes na posse, Guilherme Afif Domingos, ex-presidente da ACSP, Facesp e CACB, falou sobre o desafio para as pequenas empresas nesse momento de saída de uma pandemia. ”Quem precisa de entidade representativa são as pequenas empresas, as grande se auto representam”.

Por sua vez, a ministra Flavia Arruda destacou a importância do novo presidente da CACB como uma referência do setor empresarial e político.  Lembrou também do trabalho da presidente do CNMEC, Ana Brada Cotait, que, na sua avaliação, é uma liderança fundamental do empreendedorismo feminino no Brasil.

Já o ex-prefeito de São Paulo e presidente do PSD, Gilberto Kassab, destacou o trabalho de Alfredo Cotait Neto nas entidades representativas e nos cargos na Prefeitura de São Paulo e no governo do Estado, afirmando que ele mais uma vez vai fará um trabalho exemplar à frente da CACB.

 

Informações para a imprensa

Arthur Gebara, [email protected], (11) 3180-3220 e (11) 99146-0938
Marcelo Picolo, [email protected], (11) 3180-3220, (11) 99105-1941
Alan Viana, [email protected], (11) 3180-3220
Gabriel Daniele, [email protected], (11) 3180-3220

Sobre a ACSP

A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 127 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.

Por ACSP