Associação Comercial de São Paulo credita a manutenção da taxa de juros à inflação sob controle e com tendência de queda

São Paulo, 09 de dezembro de 2020 - O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central anunciou no início da noite desta quarta-feira (28) a manutenção da taxa básica de juros em 2% ao ano.
 
Segundo Marcel Domingos Solimeo, economista da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Marcel Solimeo, o Banco Central manteve a taxa Selic em 2%, porque a inflação ainda está sob controle embora o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) acumule alta de 4,3% nos últimos 12 meses”, disse. Esta leve alta até o momento deveu-se à valorização do dólar frente ao real, que refletiu diretamente nos preços dos alimentos importados como os do azeite, vinho e bacalhau. A baixa safra brasileira e o Auxílio Emergencial, que causou aumento do consumo principalmente nas classes C, D e E, também influenciaram no aumento dos preços.
 
Agora, no entanto, por conta da possibilidade da aprovação de reformas em discussão no Poder Executivo, na Câmara Federal e no Senado, além do respeito ao teto de gastos públicos, somada à boa expectativa de que haja ótima colheita de safra já no início de 2021, existe a tendência de queda inflacionária. “Acreditamos que o consumidor logo notará que os preços dos alimentos ou não subiram como esperavam ou caíram”, projetou. “É por conta disso que acreditamos que a decisão do Copom de manter a Selic estável foi correta e também já era esperada pelo mercado”, avalia. 
 
OUTRAS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Tamer Comunicação
Tercio Braga, [email protected], (19) 99671-4579
Marcelo Picolo, [email protected], (11) 99105-1941
 
Assessoria de Imprensa ACSP
Danielle Pessanha, [email protected], (11) 3180-3220
Alan Viana, [email protected], (11) 3180-3220
Gabriel Daniele, [email protected], (11) 3180-3220
 
Sobre a ACSP - A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 125 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.
 

Por ACSP