CACB participa de mobilização no Congresso em defesa da atualização do Simples Nacional

CACBConvite
Convite de divulgação


O presidente da Confederação, Alfredo Cotait Neto, discursará em sessão solene e de audiência pública que discutirão o futuro do regime tributário das micro e pequenas empresas.

As discussões sobre a atualização do Simples Nacional e do Microempreendedor Individual (MEI) ganharam novo impulso no Congresso Nacional em meio ao debate sobre a implementação da reforma tributária. Nesta quarta-feira (1º), a Câmara dos Deputados reúne parlamentares, representantes do governo e do setor produtivo em duas agendas voltadas ao fortalecimento dos pequenos negócios.

Representando o sistema das Associações Comerciais, o presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), Alfredo Cotait Neto, lidera a mobilização em Brasília. Às 9h, estará na Sessão Solene em Homenagem ao Dia das Micro, Pequenas e Médias Empresas, no Plenário Ulysses Guimarães. Às 14h, será um dos expositores da audiência pública da Comissão Especial do PLP 108/2021, que debate a atualização dos limites de enquadramento do Simples Nacional e do MEI.

Durante os eventos, Cotait apresentará a visão da CACB sobre a necessidade de modernizar o regime tributário das micro e pequenas empresas, defendendo medidas que garantam segurança jurídica, preservem a competitividade dos pequenos negócios e assegurem uma transição equilibrada para o novo sistema tributário.

A participação integra a mobilização nacional do Sistema do Associativismo em defesa do fortalecimento do empreendedorismo e da atualização dos instrumentos que atendem milhões de pequenos empresários brasileiros.

 

AGENDAS:

  • Sessão Solene em Homenagem ao Dia das Micro, Pequenas e Médias Empresas

Data: 1º de julho de 2026 (quarta-feira)

Horário: 9h

Local: Plenário Ulysses Guimarães, Câmara dos Deputados, Brasília (DF)

Participantes:

  • Alfredo Cotait Neto, Presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil;
  • Deputada Adriana Ventura, Requerente;
  • Deputado Jorge Goetten, Presidente Frente das Micro e Pequenas Empresas;
  • Deputada Any Ortiz, Presidente da Frente Parlamentar Mista pela Mulher Empreendedora;
  • Deputado Joaquim Passarinho, Presidente da Frente do Empreendedorismo;
  • Deputado Júlio Lopes, Presidente da Frente Parlamentar pelo Brasil Competitivo;
  • Deputada Bia Kicis, Presidente da Frente pelo Livre Mercado;
  • Paulo Henrique Rodrigues Pereira, Ministro de Estado do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte;
  • Ivo Dall’Acqua - Presidente da FECOMÉRCIO/SP;
  • Representantes do SEBRAE;
  • Senador Jayme Campos - União/MT.

 

  • Audiência Pública da Comissão Especial do PLP 108/2021

Tema: Novo enquadramento do Microempreendedor Individual (MEI) e atualização do Simples Nacional.

Data: 1º de julho de 2026 (quarta-feira)

Horário: 14h

Local: Plenário 6 do Anexo II, Câmara dos Deputados, Brasília (DF)

Participantes:

  • Alfredo Cotait Neto, Presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil – CACB;
  • Paulo Henrique Pereira, Ministro de Estado do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte;
  • Leonardo Ferreira de Oliveira, Secretário Adjunto da Secretaria de Competitividade e Regulação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços;
  • Edgard Fernandes, Analista Técnico de Competitividade do Sebrae Nacional e Advogado Tributarista;
  • José Roberto Tadros, Presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC;
  • José César da Costa, Presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas;
  • Ricardo Alban, Presidente da Confederação Nacional das Indústrias – CNI;
  • Reynaldo Pereira Lima Júnior, Presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisa – Fenacon;
  • Rodrigo Marinho, Diretor Executivo do Instituto Livre Mercado.

 

Informações à Imprensa

Beth Matias – [email protected] |11 99656-4582

Diógenes Menon – [email protected] | 11 99619-8141

[email protected] | 11 94276-0605 | 3080-3665

Por ACSP - 30/06/2026