Caminhada Amar Elo que Salva Vidas

No domingo 14 de setembro de 2025, será realizada a IV Caminhada Setembro Amarelo “Amar Elo que Salva Vidas”, levando o tema a Prevenção ao suicídio. Os dados declarados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), são de 700 mil vidas perdidas por ano em todo o mundo.

Em decorrência dos índices apresentados, realizaremos a caminhada levando conscientização para a prevenção ao suicídio, estaremos todos juntos no dia 14 de setembro de 2025 às 10 horas na Avenida Paulista, 1.313, São Paulo – SP (Em frente a FIESP_SP e o Metrô Trianon-Masp). Caminharemos até a Praça Oswaldo Cruz.

“Amar Elo que Salva Vidas” é o tema da nossa IV caminhada, uma realização e coordenação de Selma Joaquim de Oliveira, Nelson Dias, Geraldo Haenel, Fauzi Hamuche.

A Caminhada Setembro Amarelo “Amar Elo que Salva vidas” se tornou um projeto de lei na Câmara Municipal de São Paulo. O projeto, proposto pela vereadora Edir Sales, visa incluir a caminhada no Calendário Oficial de Eventos da Cidade, conforme publicado no Diário Oficial. O objetivo é reforçar a importância da conscientização da prevenção ao suicídio, que a cada dia
apresenta dados alarmantes, fazendo-se necessária ação como esta em prol da valorização da vida.

Todos juntos com o intuito de resgatar uma vida saudável através do cuidado com a saúde emocional, do esporte, da música e das artes cênicas. O objetivo é conscientizar a população sobre os fatores de risco para o comportamento suicida e orientar para tratamento adequado dos transtornos mentais, que atualmente representam dados alarmantes, devido essa pandemia chamada suicídio, estaremos caminhando em prol da “VIDA”.

Após a caminhada, várias atividades acontecerão, como:

Acolhimento psicológico com a psicóloga Selma Joaquim de Oliveira, Fábio Galli, Cleber Fernandes Pereira, a terapeuta Neide Regina Leandro Rodrigues, atendimento jurídico com advogados voluntários.

Meditação, artes cênicas em diferentes formatos, execução da performance de “O Menestrel” (poema de William Shakespeare) em contestação de Verônica Shoffstall com a interpretação e atuação do ator e diretor Igor Barcthewsky.

Palestra sobre Saúde Mental com a Dra Francisca Edinete N. de Souza, Coordenadora do curso de psicologia do Centro Universitário Católico Ítalo Brasileiro, psicóloga Selma Joaquim de Oliveira, terapeuta Neide Regina Leandro Rodrigues e Professores do SESI e a E. E. Profª Luzia de Queiroz e Oliveira estarão participando como colaboradores da caminhada Amar Elo
que Salva Vidas.

Levando palavras de “Amor e Esperança na luta pela “VIDA”.

Os atendimentos e atividades oferecidos serão gratuitos.

Prevenção contra o suicídio

De acordo com levantamento da última pesquisa da Organização Mundial da Saúde - (OMS) em 2019, a cada 40 segundos uma pessoa morre por suicídio em algum lugar do nosso planeta, ou seja, anualmente 700 mil vidas se perdem por essa causa em todo mundo, sem contar os episódios subnotificados, com isso, estima-se um milhão de casos no mundo. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem
suicídio por dia.

As pesquisas divulgadas pela OMS indicam que 100% dos casos de suicídios estavam relacionados à questões de saúde emocional uma boa parte não diagnosticadas, e outra não foram tratadas corretamente. A IV Caminhada “Amar Elo que Salva Vidas” tem o olhar para a prevenção do suicídio, é muito importante ouvir, acolher e “AMAR” as pessoas que estão passando por um momento de sofrimento, um minuto de escuta pode mudar os pensamentos, o
acolhimento pode fazer com que essas pessoas busquem outros caminhos que não sejam o suicídio, a vida sempre é a melhor escolha e o amor é a força que nos impulsiona a ajudar os que estão em sofrimento psíquico.

Estamos diante de um fenômeno que causa perdas indescritíveis, não apenas para as pessoas que desistiram de viver, mas para seus familiares e amigos que muitas vezes se sentem culpados por não saberem o que fazer ou como dar assistência às pessoas acometidas por um sofrimento insuportável e intenso, fazendo-se necessário: um olhar para os acometidos por tamanho sofrimento, bem como apoio e assistência.

Visando chamar atenção, alertar e conscientizar, as Organizações e entidades de São Paulo deram as mãos em 2022, 2023, 2024 e estarão unidas em 2025 nesta caminhada para reforçar a importância da prevenção ao suicídio e como lidar com essa situação.

Qualquer cidadão pode e deve participar deste valoroso ato pela vida, tão necessário atualmente.

Você sabia que no Brasil existe uma instituição que oferece apoio emocional e atua na prevenção do suicídio? É o Centro de Valorização da Vida (CVV). Caso precise conversar, ligue 188 e ressignifique a sua dor.

Você sabia que a psicóloga Selma Oliveira atende pacientes com ideação suicida como voluntária? Precisamos de mais profissionais engajados nesta causa.

Você sabia que uma escuta ativa, pode salvar uma vida.

Data: 14 de setembro de 2025
Horário: concentração 9h 30m I Início da caminhada as 10h
Local: Avenida Paulista 1.313 – concentração na frente da FIESP- SP (Mertô
Trianon-Masp) em direção a Praça Oswaldo Cruz.
Realização: Selma Oliveira, Nelson Dias, Geraldo Haenel, Fauzi Hamuche
Email: [email protected]
Instagram: @caminhadaamareloquesalvavidaidas
Participe e tragam vida e alegria!

Por ACSP - 02/07/2025