CMEC oferece oportunidades para empreendedoras fazerem negócios internacionais no WeForum

Rio de Janeiro, 15 de março de 2023 - Com o objetivo de impulsionar o protagonismo e o fortalecimento econômico de mulheres, o CMEC (Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura), a CACB (Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil)  e a WICCI (Women’s Indian Chamber of Commerce and Industry), oferecem a oportunidades para que elas façam negócios internacionais durante o 2º Women Entrepreneur Forum (WeForum), um dos maiores encontros globais de mulheres empreendedoras e CEOs.  

O evento será realizado nos dias 20 e 21 de março, no Rio de Janeiro, e contará com a presença de empresárias e lideranças de diversos países que participarão no formato presencial e on-line. 

“A união do CMEC com o WeForum tem como missão promover a interação, a conexão e a colaboração entre as mulheres de todo o mundo, para fortalecer a mentalidade empreendedora da mulher e possibilitar novas oportunidades de negócios”, afirmou a presidente do CMEC, Ana Claudia Badra Cotait.  

“O fórum internacional também será uma grande oportunidade de geração e ampliação de negócios e investimentos. Vamos ter a chance de ouvir e debater, com as grandes líderes de mercado, temas como inovação e tecnologia, indústria, entre outros”, disse a diretora executiva do Grupo Bandeirantes de Comunicação e coordenadora do CMEC, Mônica Monteiro, que é idealizadora do Fórum e será uma das palestrantes do encontro.  

Os temas que serão abordados nos painéis temáticos são: Inovação e Tecnologia, Indústria, Finanças, Comunicação e Imagem, Energia e Consumo. 

Além da presidente do CMEC, o WeForum contará com nomes como Marcia Marçal dos Santos, sócia-fundadora da Marfrig; Roseane Santos, conselheira de Administração da Câmara de Comércio de Energia Elétrica (CCEE); Margarete Coelho, diretora de Administração e Finanças do Sebrae Nacional; Marta Diez, presidente da Pfizer no Brasil, entre outras lideranças. 

O evento tem o patrocínio da ACSP (Associação Comercial de São Paulo), BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), Brazilcham Sweden, CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), CNI (Confederação Nacional das Indústrias), Compactor, FecomércioRJ, Firjan – SESI, Granado, Hera, IDG (Instituto de Desenvolvimento e Gestão), Lady Diamond, Money Report, Mulheres de Negócios.PT, Mulheres Positivas, Museu do Amanhã, Netherlands, OBME, Schneider Electric, Secretaria de Cultura da Prefeitura do Rio de Janeiro, Sesc e W-CFO Brazil. 

Confira a programação completa: 

Programação 

Dia 20 de março (Museu do Amanhã) 

17h Credenciamento 

17h30 Abertura e boas vindas com Mônica Monteiro e Ana Claudia  

18h – Apresentação de:  

  • Vitoria Diogo – Deputada da Assembléia da República, Parlamento Moçambicano 
  • Eduardo Paes – Prefeito do Rio de Janeiro 
  • Bahia Tahzib-Lie – Embaixadora dos Direitos Humanos dos Países Baixos 
  • Alireza Akhondi – Membro do Parlamento Sueco  

19h30 – Coquetel  

21h – Encerramento  

Dia 21 de março (CCBB) 

09h - Abertura e Boas-vindas com Debora Aguilar, fundadora da Lady Diamond 

9h15 - Carla Pinheiro – Presidente do conselho de mulheres da Firjan SESI  

9h30 - Painel 1 Inovação e Tecnologia 

  • Moderadora: Elisa Sohlman – CEO da Câmara de Comércio Sueco-Brasileira e vice-presidente da Wicci Brazil  
  • Fabiano Funari – Country head Brazil na HCL Technologies  
  • Flávia Freitas – Corporate Social Responsability na IBM Latin America  
  • Lindalia Junqueira – Embaixadora Women in Tech no Brasil  
  • Mia Stark – CEO da Grazit Brasil 
  • Mobilizadora: Joyce Trindade – Secretária de políticas da promoção da mulher na Prefeitura do Rio de Janeiro  

10h50 - Painel 2 Indústria 

  • Moderadora: Janete Vaz – Presidente do conselho do Grupo Sabin 
  • Cristhine Samorini – Presidente da Findes  
  • Eliane Damasceno – Coordenadora da Divisão de Projetos do Firjan  
    SESI  
  • Marta Diez – Presidente da Pfizer no Brasil  
  • Patricia Frossard – Country manager da Philips no Brasil  
  • Mobilizadora: Sara Velloso – Diretora financeiro do Grupo Bandeirantes  

12h - Painel 3 Finanças 

  • Moderadora: Andressa Guaraná – Diretora de Redação do Grupo Bandeirantes 
  • Daniel Darahem – CEO do JPMorgan Brazil  
  • Margarete Coelho – Diretora de Administração e Finanças do Sebrae 
  • Natália Dias – Diretora de Mercado de Capitais do BNDES  
  • Mobilizadora: Rijarda Aristóteles – Presidente do Clube Mulheres de Negócios 

13h - Almoço 

14h15 - Painel 4 Comunicação e Imagem 

  • Moderadora: Daniela Mignani – Mentora Top2You e ex-diretora-geral de canais pagos da Globo 
  • Angel Izurieta – Country manager no Google Cloud Chile  
  • Roberta Salvador – Diretora jurídica na L’Oréal  
  • Mônica Albuquerque - Head of Talent Management & Teleseries Development na Warner Bros. Discovery  
  • Mobilizadora: Sara Cohen – Diplomata no Ministério dos Negócios Estrangeiros do Reino do Países Baixos 

15h30 – Painel 5 Energia 

  • Moderadora: Marianne Feldmann – Vice-presidente da Wicci  
  • Nalu Feracioli – CEO Latam de Transmission Services na Siemens  
    Energy 
  • Paula Altavilla – CEO da Schneider Electric para Argentina, Paraguai e Uruguai 
  • Roseane Santos – Conselheira de administração na CCEE 
  • Wilson Ferreira Jr – Presidente Eletrobras  
  • Mobilizadora: Daniella Abreu – Fundadora da Sustainpolis  

16h45 – Painel 6 Consumo 

  • Moderadora: Cristiane Amaral - Líder do setor de Consumo & Retail da EY para América do Sul 
  • Dan Cockerell – Palestrante, autor, ex-executivo da Disney e ex-vice-presidente do Magic Kingdom 
  • Liel Miranda – Presidente da Mondelez Brasil  
  • MárcIa Marçal – Sócia-fundadora da Marfrig  
  • Flavia Maria Bittencourt – Managing director Latin America e Board Member da Adidas 

18h – Encerramento  
 
 
Serviço 

2º WeForum - Women Entrepreneur Forum 

Dia 20 de março de 2023, das 18 às 22h 

Museu do Amanhã (Praça Mauá, 01 - Centro, Rio de Janeiro) 

Dia 21 de março de 2023, das 9h às 18h. 

CCBB - Centro Cultural Bando do Brasil (Rua Primeiro de Março, 66 - Centro, Rio de Janeiro) 

 

Informações úteis sobre os painéis temáticos 

Inovação e Tecnologia: Há mercado e espaço para crescimento. De acordo com o Índice Global de Inovação, o Brasil está em segundo lugar na América Latina, podendo atingir a liderança com algum esforço e organização - ainda que estejamos em 54o no ranking mundial, um avanço de três posições em relação a 2021. Neste cenário, a presença feminina se faz fundamental. Dados do Ministério do Trabalho apontam que a participação feminina no mercado de tecnologia cresceu cerca de 80% nos últimos sete anos, passando de 27,9 mil mulheres para mais de 50 mil em 2022. Dá para melhorar mais ainda, pois apenas 5% das startups brasileiras são fundadas com a participação de mulheres. 

Indústria: Um dos males a ser combatido é a inexorável desindustrialização, que afeta a competitividade brasileira e barra a presença feminina. Neste cenário desigual, há gargalos concentradores. Se de um lado o agronegócio (no Centro-Oeste e Norte) e o segmento de óleo e gás (litoral Sudeste) se desenvolvem sem parar, há dificuldades infraestruturais em setores como o petroquímico e automotivo (Sul, Sudeste e Nordeste), com fechamento de unidades e falta de investimentos. No agro, a presença feminina em toda a cadeia é de 13%, na área química 14%, em petróleo 15%. E diante da falta de políticas industriais consistentes, esses desequilíbrios tendem a aumentar. 

Finanças: O mercado financeiro, disruptividade, posição feminina no setor e a autonomia das mulheres na decisão de seus investimentos. O debate sobre como aumentar o número de mulheres investidoras ganha força. Felizmente, apesar de ainda ser a minoria, a quantidade de investidoras aumentou no Brasil. A presença de mulheres que afirmam ter alguma aplicação financeira avançou de 28% em 2021 para 33% em 2022, enquanto o de homens cresceu de 34% para 40% nesse intervalo. Ao todo, o número de investidores subiu de 31% para 36% no mesmo período. 

Comunicação e Imagem: Tratará da importância das companhias nas suas comunicações e na construção e manutenção da própria imagem, considerando a velocidade e o alcance pelos meios digitais e a forte presença feminina em cargos de PR. Em uma pesquisa da Associação de Diretores de Comunicação do Panamá (Dircom Panamá), 83% dos entrevistados disseram entender que as empresas são uma plataforma poderosa para falar sobre importantes desafios sociais e contribuir para sua solução. O consumidor, entretanto, não quer mais apenas o produto ou serviços, pois também almeja o alinhamento das empresas com compromissos sociais, ambientais e políticos com os quais se identifica. 

Energia: Aborda o panorama do setor energético brasileiro e mundial, a ascensão das fontes renováveis, a crise de demanda e os desafios e perspectivas para o gênero feminino na energia. Encontro é a chance de amplificar a voz feminina no setor, expondo conhecimentos e criando um local de fala para acolher as trabalhadoras da área. Embora as mulheres representem quase metade da população mundial, a igualdade de gênero é um desafio. No setor de energia, as mulheres estão significativamente sub-representadas, formando apenas 32% da força de trabalho no segmento de energia renovável, e somente 21% da força de trabalho eólica, segundo pesquisa divulgada pela Agência Internacional de Energia Renovável (Irena). 

Consumo: Aborda pontos importantes na área, como as perspectivas do retails, o cenário do e-commerce e as perspectivas gerais do setor. Sendo o destaque da atualidade, o faturamento do comércio eletrônico brasileiro chegou a R$ 262,7 bilhões em 2022, alta de 1,6% em relação ao ano anterior. Segundo levantamento da NielsenIQEbit, houve elevação de 24% na quantidade de consumidores no e-commerce brasileiro, na comparação com o ano anterior. Apesar do crescimento bem abaixo da inflação, após anos de altas de duplo dígito na pandemia, o valor representa um recorde para o setor que foi engrandecido pela presença feminina. Entre as empreendedoras de todos os tamanhos e faturamentos, 72% das mulheres atuam no on-line, contra 64% dos homens. 

 

Informações para Imprensa 

Jornalistas que desejarem realizar a cobertura presencialmente devem se credenciar através do link: https://forms.gle/bQesfDPWMgZXvCQVA 

Para outras informações, contate: 

Dani Pessanha | (11) 99163-0473 | [email protected] 

Thiago Quirino | (11) 94742-8815 | [email protected] 

 
 

Sobre o CMEC: Presidido por Ana Claudia Badra Cotait, o CMEC – O Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura atua como um fórum de referência de estudos, debates e inspirações à mulher empreendedora, além de desenvolver ações, campanhas e projetos sociais e culturais. Também atua como instrumento para que lideranças femininas discutam seus problemas e apresentem propostas que mobilizem a comunidade empresarial e a sociedade organizada. Atualmente existem mais de 300 conselhos da mulher em todo o Brasil. 

Links úteis 

Sobre o CACB: A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) é formada por 27 federações, representantes de cada um dos estados, que agregam cerca de 2000 associações comerciais e empresariais que associam, por adesão voluntária, milhares de empresários em todo o país. A CACB é uma organização multissetorial que reúne empresários de todos os setores da economia, como comércio, indústria, agropecuária e serviços, de empresas de todos os portes e profissionais liberais. 

Por ACSP