São Paulo, 28 de janeiro de 2025 – Com o fim das férias escolares e o retorno às aulas, pais e alunos podem pagar até 52% de impostos sobre os itens de material escolar, aponta levantamento da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). O estudo, com base nos dados do Impostômetro, evidencia a elevada carga tributária que incide sobre produtos essenciais à educação, um investimento fundamental na formação de crianças e jovens.
De acordo com o economista Ulisses Ruiz de Gamboa, do Instituto de Economia Gastão Vidigal (IEGV/ACSP), o cenário tributário para o setor educacional não apresentou oscilações significativas na transição para este ano.
“A carga tributária sobre o material escolar continua muito elevada e recai sobre itens essenciais. A educação é um investimento fundamental para a sociedade, e como não houve mudanças relevantes nas alíquotas, os preços seguem pressionados, impactando diretamente o orçamento das famílias neste início de ano”, afirma Ruiz de Gamboa.
No ranking de itens escolares com maior incidência de tributação, a caneta é a campeã. O contribuinte paga o equivalente a 51,7% em impostos. A lista segue com calculadora (43,43%), régua (43,91%), tesoura (41,47%) e caderno (34,58%) entre os materiais com alto índice de tributos. Comparando com o ano anterior, a caneta permaneceu como o item com maior tributação (51,7%).
Confira a tabela abaixo com os dados do Impostômetro:

Para dar conta da lista de exigências das instituições de ensino, os pais devem fazer uma pesquisa de mercado minuciosa e comparar os preços a fim de minimizar os custos, aconselha o economista da ACSP.
Além disso, o profissional recomenda que os pais e responsáveis se antecipem e façam as compras antes mesmo de receberem a lista de material escolar, como uma estratégia para evitar descompassos no orçamento.
Informações à imprensa:
Cesar Bruneli: [email protected] – 11 3180-3220
Alex Sallai: [email protected] – 11 3180-3220
Elizangela Marques: [email protected] – 11 3180-3220
Fernando Piovezam: [email protected] – 11 3180-3220
Jornalista, junte-se ao nosso grupo no WhatsApp da ACSP e mantenha-se informado sobre nossas pautas de forma rápida: https://chat.whatsapp.com/LOZFAUNwNZi7ALbV0MtTUy.
Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 131 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.
Por ACSP - 28/01/2026