São Paulo, 20 de outubro de 2021 - Impulsionado pelos presentes do Dia da Criança e pelas vendas no e-commerce, o varejo paulistano registrou alta de 33,8% na primeira quinzena de outubro sob o mesmo período de setembro. Os dados são do Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), com base em amostra da Boa Vista SA.
O resultado, de acordo com o economista da ACSP, Marcel Solimeo, já era esperado e se consolida com a pesquisa de intenção de compras que apontou que 35,7% dos brasileiros pretendiam presentear os filhos no Dia da Criança. As roupas, calçados e os acessórios representaram a maior parte da intenção dos consumidores. Entraram para a lista brinquedos como boneca, bola de futebol, bicicleta e carrinho.
"O indicador é melhor em outubro porque há uma data comemorativa e, naturalmente, possibilita maior movimentação para o varejo", explica o economista.
Comparado outubro do ano passado com outubro deste ano, os dados preliminares também apontam para alta de 17,6%. Em setembro deste ano com setembro de 2020, utilizando a mesma base de comparação, o dado foi positivo em 24,4%.
Solimeo analisa que os dados, apesar de positivos, não atingiram o mesmo patamar registrado em 2019, quando não havia o impacto da pandemia. "Com menos restrições e mais tempo para se programarem, os consumidores estão aos poucos indo às compras. Assim, estamos recuperando o patamar de vendas anterior, mas não as perdas ocorridas durante a pandemia", frisa.
Ainda de acordo com o economista, o crescimento efetivo só deve ser registrado a partir de dezembro. Isso porque fatores como o ritmo da vacinação, a retomada da confiança do consumidor para compras, a continuidade do auxílio emergencial e a oferta de crédito disponível no mercado influenciarão no indicador.
"O auxílio emergencial tem ajudado até aqui os mais pobres por isso é essencial que seja mantido. O fator negativo é a inflação e o desemprego que continuam em patamares altos", complementa.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 126 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.
Por ACSP