Com isolamento, vendas do comércio paulistano caem 62,8% em abril  

São Paulo, 5 de abril de 2020. Em abril, o prejuízo com o fechamento dos estabelecimentos considerados não-essenciais ficou ainda maior. De acordo com o Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), as vendas do comércio paulistano tiveram queda média de 62,8% no mês ante igual período de 2019. Em março, a queda foi de 53,4%. 

O levantamento mostra que o movimento de vendas a prazo, que inclui bens duráveis, como eletrodomésticos, caiu 56,5% comparado a abril de 2019. Já as vendas à vista, que incluem itens de menor valor, como vestuário e calçados, recuaram 69%. 

Já na comparação com o mês imediatamente anterior, a queda média foi de 51,8%, sendo que 39,9% referem-se ao recuo das vendas a prazo, e 63,7% à diminuição das vendas à vista. 

A perda, de acordo com o economista da ACSP, Marcel Solimeo, é irrecuperável, porque as vendas do comércio são um fluxo permanente. "O que não se vende hoje é venda perdida. A de amanhã será a de amanhã", afirma. 

O economista lembra que as empresas menores, que em sua grande maioria não operam pela internet, estão tendo grandes dificuldades em função do fechamento, e muitas não conseguirão sobreviver. 

"Quanto mais durarem as medidas restritivas, maior será o número das empresas que não sobreviverão, aumentando ainda mais o nível de desemprego, que já está crescendo fortemente", alerta. 

Apesar de Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) e a ACSP terem pedido ao governador João Doria e ao prefeito Bruno Covas a reabertura parcial do comércio a partir de 1º de maio, com os devidos cuidados sanitários para aproveitar as vendas do Dia das Mães, a sugestão não foi acatada.

O Balanço de Vendas é elaborado pelo Instituto de Economia da ACSP, com base em amostra fornecida pela Boa Vista Serviços. 

 

       
 BALANÇO DE VENDAS ACSP
Variação % -  Abril/2020
 
 ModalidadeAbril 2020 /
Março 2020
Abril 2020 /
Abril 2019
Acumulado 2020/2019Últ.12M / 12M Ant. 
 A prazo-39,9-56,5-22,1-5,1 
 À vista-63,7-69,0-19,5-2,6 
 Média-51,8-62,8-20,8-3,9 
 Fonte: amostra fornecida pela Boa Vista Serviços   
 Elaboração: Instituto de Economia Gastão Vidigal/ACSP  

 

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Tercio Braga
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Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 125 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.

 

 

 

 

 

 

Por ACSP