São Paulo, 28 de novembro de 2025 - Mesmo com a final da Copa Libertadores sendo disputada em Lima, a cidade de São Paulo deve registrar reflexos positivos no comércio no próximo sábado (29). A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) estima, com base em cálculo da Abrasel e em dados do setor, que bares, restaurantes e lojas de artigos esportivos tenham alta de até 40% no faturamento durante o fim de semana, impulsionados pela mobilização das torcidas de Palmeiras e Flamengo.
Segundo a entidade, os maiores impactos devem ocorrer em estabelecimentos que transmitirão o jogo, especialmente nas regiões Oeste e Central da capital. A venda de camisas, bandeiras e itens de torcida também deve ganhar força no dia que antecede a decisão.
O economista da ACSP, Ulisses Ruiz de Gamboa, explica que o efeito é positivo, mas não se compara ao de grandes competições internacionais.
“Não é um impacto do porte de uma Copa do Mundo, que é um torneio mais longo e movimenta diversos setores da economia de forma mais ampla, mas uma final entre dois clubes brasileiros sempre aquece o consumo. Há mais gente nos bares, maior procura por produtos esportivos e um fim de semana com fluxo acima do normal para o comércio”, afirma.
O movimento deve se concentrar principalmente em segmentos muito específicos, como bares e restaurantes. Também pode haver alguma elevação pontual na procura por artigos esportivos e adereços de torcida. Ainda assim, esse aquecimento é localizado e não deve alterar a tendência geral observada no comércio da cidade de São Paulo.
Informações à imprensa:
Cesar Bruneli: [email protected] – 11 3180-3220
Alex Sallai: [email protected] – 11 3180-3220
Elizangela Marques: [email protected] – 11 3180-3220
Fernando Piovezam: [email protected] – 11 3180-3220
Jornalista, junte-se ao nosso grupo no WhatsApp da ACSP e mantenha-se informado sobre nossas pautas de forma rápida: https://chat.whatsapp.com/LOZFAUNwNZi7ALbV0MtTUy.
Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 130 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.
Por ACSP - 28/11/2025