São Paulo 14 de setembro de 2020. O Índice Nacional de Confiança (INC), da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), mostra que o otimismo está voltando entre os consumidores do estado de São Paulo.
Em agosto, a percepção do paulista com relação a sua situação financeira atual e o emprego melhorou. O índice que mede essas situações registrou 33 pontos. Em julho, estava em 26 pontos.
Já os que se diziam muito insatisfeito ou insatisfeito diminuíram. O índice que mede essas realidades caiu de 52 pontos, em julho, para 50 pontos, em agosto.
Vale destacar que os índices do INC variam de zero a 200 pontos, sendo que registros acima de 100 pontos mostram otimismo.
"Ainda há espaço para economia melhorar. Podemos dizer que o pior já passou", Ulisses Ruiz de Gamboa, economista da ACSP.
EMPREGO
Outro dado que mostra tendência de melhora é a percepção do paulista em relação ao emprego.
O índice que aponta que a população do estado está muito mais segura, ou um pouco mais segura em relação à permanência no emprego, subiu de 24 pontos, em julho, para 28 pontos, em agosto.
Já o índice que registra os muito menos ou um pouco menos seguros no emprego recuou de 42 para 38 pontos.
Pensando nos próximos seis meses, também há uma melhora nas expectativas.
O indicador que aponta que a população de São Paulo tem receio muito grande de que alguém de sua família perca o emprego caiu de 47 pontos, em julho, para 42 pontos, em agosto.
"Isso certamente terá impacto positivo na atividade econômica, porque a melhoria da percepção aumenta a predisposição dos consumidores em realizar compras", diz Ruiz de Gamboa.
METODOLOGIA
Desde 2005, a ACSP, por meio do seu Instituto de Economia Gastão Vidigal (IEGV), mede os índices de confiança do consumidor para antecipar o comportamento da atividade econômica e orientar o varejo na tomada de decisões.
Os economistas da ACSP, em parceria com a Bethup, startup especializada em tecnologia e inteligência de dados, desenvolveram uma nova metodologia, mais moderna e abrangente, com entrevistas realizadas via painel mobile totalmente compatível com a anterior, utilizadas até dezembro de 2019.
No estado de São Paulo foram ouvidos entrevistados da Capital, Região Metropolitana, Litoral e Interior.
O índice da ACSP/Behup varia entre zero e 200 pontos, sendo que o intervalo de zero a 100 contempla o campo do pessimismo e, de 100 a 200, do otimismo. A margem de erro é de 3 pontos.
Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 125 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.
MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Tamer Comunicação
Tercio Braga, [email protected], (19) 99671-4579
Assessoria de Imprensa ACSP
Danielle Pessanha, [email protected], (11) 3180-3387
Alan Viana, [email protected], (11) 3180-3387
Por ACSP