São Paulo, 29 de dezembro de 2022 – A confiança do consumidor paulista segue otimista de acordo com o Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), elaborado para o Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paulo (IEGV/ACSP) pela PiniOn. O indicador alcançou 103 pontos em dezembro, aumento de 4% em relação ao mês anterior, e 21% na comparação interanual. Observando o mesmo mês, mas de 2019, notou-se avanço de 2%.
Segundo análise dos economistas da ACSP, a série histórica do ICCP apresenta tendência crescente desde maio de 2021, passando ao campo otimista (acima de 100 pontos) em outubro deste ano, interrompendo sua longa permanência no patamar pessimista (abaixo de 100 pontos), iniciada em março de 2020, que marcou o início do período de isolamento social.
O Índice de Confiança do Consumidor Paulista mostrou predominância na percepção positiva das famílias, em relação à sua situação financeira e de emprego atual. “As expectativas se mostraram cada vez mais positivas, coincidindo com o comportamento do Índice Nacional de Confiança (INC). O mesmo acontece quando o assunto é a situação financeira atual”, reforça Ruiz de Gamboa.
Com a confiança em alta, aumenta a disposição dos consumidores para adquirirem itens de maior valor, como carro e casa, geladeira e fogão, e também a predisposição para investir no futuro. Na abertura do indicador por classe econômica, em dezembro, a confiança das famílias residentes no Estado de São Paulo pertencentes a todas as faixas socioeconômicas cresceu. O destaque ficou para a classe C, que apresentou maior elevação da confiança.
Confiança dos paulistanos
O recorte do indicador para a capital paulista, o Índice de Confiança do Consumidor da Cidade de São Paulo (ICCSP) registrou 94 pontos em dezembro e, apesar de não ter rompido o nível considerado neutro (100 pontos), notou-se aumento de 5,6% em relação ao mês anterior. Contudo, a percepção com relação à situação atual e as expectativas são bastante parecidas com as do indicador estadual. Segundo avaliação do economista houve melhoras “em termos do sentimento sobre emprego e renda no presente e no futuro, o que se reflete em maior disposição a comprar e a investir”.
Com relação à evolução da confiança dos consumidores da cidade de São Paulo, distribuídos por classes socioeconômicas, anotou-se comportamento crescente similar ao ICCP para todas elas, havendo também crescimento mais pronunciado na confiança dos entrevistados pertencentes à classe C, que por primeira vez, desde fevereiro de 2020, passou para o campo otimista.
“Os resultados do ICCP e do ICCSP de dezembro seguem trajetória similar ao INC, com recuperação da confiança baseada tanto na melhora da percepção em relação à situação financeira atual das famílias, como nas expectativas sobre os próximos meses”, afirma Ruiz de Gamboa.
A melhora generalizada da confiança, do ponto de vista econômico, se explica pela maior geração de empregos, pelo aumento da renda decorrente, que também foi impulsionado pelas transferências de renda realizadas pelo
Governo Federal e pelo fim das restrições à mobilidade social.
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Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 128 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.
Por ACSP