São Paulo, 24 de janeiro de 2022 – A confiança do consumidor brasileiro subiu levemente em janeiro e atingiu os 75 pontos, um ponto a mais que em dezembro. É o que aponta o Índice Nacional de Confiança (INC), indicador elaborado pelo Instituto de Economia Gastão da Associação Comercial de São Paulo (IEGV/ACSP). Nenhuma região do País apresentou queda na confiança.
A pesquisa é medida de 0 a 200 pontos e afere a percepção da população sobre sua condição financeira atual e as expectativas em relação à situação futura, afetando o comportamento destas pessoas na hora da compra.
Ulisses Ruiz de Gamboa, economista da ACSP, lembra que a percepção negativa das famílias em relação à sua situação financeira e de emprego ainda persiste. O INC, apesar de mostrar tendência de elevação, permanece no patamar considerado pessimista (abaixo de 100).
“Observamos que aumentou a disposição do consumidor para comprar itens de maior valor, como carro e casa e bens duráveis, tais como geladeira e fogão, assim como a propensão a investir no futuro”, analisa Ruiz de Gamboa.
Os dados, elaborados pelo Instituto de Economia da ACSP, sugerem que a retomada da confiança do consumidor, junto à maior disponibilidade de crédito e aos impactos positivos do Auxílio Brasil, serão cruciais para assegurar que as vendas do varejo sigam crescendo, embora com menos intensidade.
A pesquisa ouviu pessoas de diferentes classes sociais e apontou elevação da confiança entre os entrevistados da AB e C (84 e 83 pontos respectivamente), enquanto os consumidores das classes DE, permaneceram estáveis (52 pontos).
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Alan Viana, [email protected], (11) 3180-3220 | (11) 96425-0989
Arthur Gebara, [email protected], (11) 3180-3220 | (11) 99146-0938
Marcelo Picolo, [email protected], (11) 3180-3220 | (11) 99105-1941
Gabriel Daniele, [email protected], (11) 3180-3220
Sobre a ACSP
A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 127 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.
Por ACSP