Confiança do consumidor tem leve aumento pelo terceiro mês seguido, aponta ACSP

São Paulo, 04 de setembro de 2025 - O Índice Nacional de Confiança (INC), elaborado pela PiniOn para a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), alcançou, em outubro, 98 pontos, aumentando 2,1%, em relação a setembro, e diminuindo 4,8%, na comparação com o mesmo mês do ano passado.

Trata-se da terceira alta do INC, que se mantém desde fevereiro no campo pessimista (abaixo de 100 pontos). A sondagem foi realizada com uma amostra de 1.679 famílias, a nível nacional, residentes em capitais e cidades do interior.

Regionalmente, houve aumento da confiança em todas as regiões, com destaque para o Centro-Oeste e o Norte. Entre as classes socioeconômicas, também foi registrada elevação generalizada, especialmente entre as famílias das classes AB e C.

Por sua vez, os resultados por gênero mostraram aumento da confiança tanto entre os entrevistados do sexo feminino quanto entre os do sexo masculino, com maior intensidade entre as mulheres.

Houve melhora na percepção das famílias sobre a situação financeira atual, enquanto as expectativas futuras de renda e emprego apresentaram avanço mais significativo em relação ao mês anterior, impulsionadas pelo aumento da segurança no emprego.

O aumento generalizado da confiança resultou em maior disposição para a compra de bens de maior valor, como carro e casa, além de bens duráveis, como geladeira e fogão, e também ampliou a propensão a investir.

Em síntese, o INC de outubro apresentou alta na comparação mensal, dentro da margem de erro, e queda em relação ao mesmo período do ano anterior, mantendo-se no campo pessimista.

Para o economista da ACSP, Ulisses Ruiz de Gamboa, o mercado de trabalho continua gerando aumentos de renda e emprego, o que, unido ao novo consignado, ao pagamento dos precatórios e a outras transferências de renda governamentais continuam sustentando o ânimo e o consumo das famílias. “Porém, o elevado grau de endividamento e os efeitos negativos das altas taxas de juros sobre a atividade econômica, que continuarão a ser sentidos, poderão levar a uma redução da confiança do consumidor, ao longo dos próximos meses”, concluiu.

Informações à imprensa:

Cesar Bruneli: [email protected] – 11 3180-3220

Alex Sallai: [email protected] – 11 3180-3220

Elizangela Marques: [email protected] – 11 3180-3220

Fernando Piovezam: [email protected] – 11 3180-3220

Jornalista, junte-se ao nosso grupo no WhatsApp da ACSP e mantenha-se informado sobre nossas pautas de forma rápida: https://chat.whatsapp.com/LOZFAUNwNZi7ALbV0MtTUy.

Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 130 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região. 

Por ACSP - 04/11/2025