Confiança do Consumidor volta ao nível neutro em novembro

São Paulo, 4 de dezembro de 2025 - O Índice Nacional de Confiança (INC), elaborado pela PiniOn para a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), alcançou em novembro, 100 pontos, aumentando 2,0%, em relação a outubro, e diminuindo 2,9%, na comparação com o mesmo mês do ano passado.

Trata-se da quarta alta do INC no ano, levando o índice pela primeira vez desde fevereiro a deixar o campo pessimista (abaixo de 100 pontos), passando para o neutro (igual a 100 pontos). A sondagem foi realizada com uma amostra de 1.679 famílias, a nível nacional, residentes em capitais e cidades do interior.

Em termos regionais, os resultados voltaram a ser heterogêneos: aumento da confiança nas regiões Centro-Oeste, Norte e Sudeste, estabilidade no Nordeste e queda no Sul. No caso das classes socioeconômicas, também houve resultados mistos: aumento da confiança das famílias pertencentes às classes AB e DE e estabilidade para aquelas da classe C.

Por sua vez, os resultados por gênero mostraram aumentos, tanto para os entrevistados do sexo feminino, como para aqueles pertencentes ao masculino, com maior intensidade no caso dos últimos.

Houve melhora mais intensa da percepção das famílias em relação à situação financeira atual, enquanto as expectativas futuras de renda e emprego também apresentaram melhora em relação ao mês anterior, com aumento da segurança no emprego.

O aumento generalizado da confiança resultou em maior disposição relativa a comprar itens de maior valor, como carro e casa, e bens duráveis, como geladeira e fogão, além de aumentar a propensão a investir.

Em síntese, o INC de novembro continuou mostrando aumento na comparação mensal e redução interanual, deixando o campo pessimista.

O economista da ACSP, Ulisses Ruiz de Gamboa, diz que o mercado de trabalho continua gerando aumentos de renda e emprego, o que, unido ao novo consignado, ao pagamento dos precatórios e a outras transferências de renda governamentais sustentam o ânimo e o consumo das famílias. Porém, o alto grau de endividamento das famílias e os efeitos negativos das altas taxas de juros sobre a atividade econômica, que seguirão sendo sentidos, poderão gerar diminuição da confiança do consumidor, ao longo dos próximos meses.

 

Informações à imprensa:

Cesar Bruneli: [email protected] – 11 3180-3220

Alex Sallai: [email protected] – 11 3180-3220

Elizangela Marques: [email protected] – 11 3180-3220

Fernando Piovezam: [email protected] – 11 3180-3220

 

Jornalista, junte-se ao nosso grupo no WhatsApp da ACSP e mantenha-se informado sobre nossas pautas de forma rápida: https://chat.whatsapp.com/LOZFAUNwNZi7ALbV0MtTUy.

 

Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 130 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região. 

Por ACSP - 04/12/2025