São Paulo, 29 de janeiro de 2025 - O Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu, nesta quarta-feira (29), elevar a taxa Selic, os juros básicos da economia, em 1 ponto percentual, de 12,25% para 13,25% ao ano. Essa é a quarta alta consecutiva da taxa.
Segundo Ulisses Ruiz de Gamboa, economista da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), a decisão do Copom veio totalmente alinhada às expectativas dos analistas do mercado financeiro e à sinalização dada pelo Comitê na última reunião, em dezembro.
"A aceleração da inflação, que segue acima da meta anual, aliada a expectativas inflacionárias desancoradas, ao aumento da incerteza no campo fiscal e a fatores externos que pressionam o câmbio, justificam uma política monetária mais contracionista", afirma Ruiz de Gamboa.
O economista destaca ainda que será fundamental acompanhar o comunicado oficial do Copom para entender os detalhes da decisão. "Será importante avaliar se a decisão foi unânime, se a sinalização de um novo aumento de 1 ponto percentual em março será mantida e qual poderá ser o ritmo do ciclo de alta dos juros a partir de maio", conclui.
Por ACSP - 30/01/2025